» » Vereadores celebram início da vacinação contra Covid-19 em Camaçari




Uma entrevista coletiva, realizada na tarde desta terça-feira (19/01), marcou o início da vacinação contra a Covid-19, em Camaçari. A coletiva aconteceu no auditório da Secretaria de Governo (Segov) e foi conduzida pelo secretário municipal de Saúde, Elias Natan.

A primeira pessoa a ser vacinada no município foi a técnica de enfermagem que atua na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro da Gleba A, Ednalva Souza Santos, de 54 anos. Ela recebeu a vacina da colega de profissão, Tânia Melo. “Sinto-me honrada de representar toda uma sociedade nesse momento que é de tanta esperança para nosso país, especialmente representar toda a classe de profissionais da área de saúde. Fica aqui nossa expectativa de dias melhores o mais breve possível”, afirmou Ednalva Souza Santos.

A Câmara Municipal esteve representada pelo líder do governo, vereador Flávio Matos (DEM), que afirmou que o ato simboliza também o início de um longo capítulo de esperança na história difícil da pandemia. “Estamos todos muito machucados com as consequências cruéis causadas por esse vírus. Essa vacina chega como uma tábua de salvação que resgata nossa esperança e nossa fé em dias melhores. Vence a ciência, vence a saúde, vence a vida”, declarou emocionado.

As 2.040 doses da vacina CoronaVac, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial no país, chegaram ao município na manhã de hoje, enviadas pelo Ministério da Saúde.

Segundo o secretário Elias Natan, sua aplicação seguirá as determinações do órgão federal e cumprirá o que prevê o Plano Municipal de Vacinação contra a COVID-19. Os primeiros a serem vacinados serão os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de atendimento à população, idosos acima de 75 anos que residam em unidades de longa permanência (abrigos, por exemplo), e quilombolas. Essa primeira fase prevê pouco mais de 11 mil pessoas imunizadas. Clique aqui para ter acesso ao Plano Municipal de Vacinação contra a COVID-19.

“É importante ressaltar que esse plano é dinâmico. Ele pode sofrer mudanças, especialmente por conta da disponibilidade de vacinas no nosso município. Neste momento, por exemplo, estamos priorizando, dentro do próprio grupo prioritário, profissionais de saúde que estejam trabalhando de fato no atendimento de casos de COVID-19, tanto na rede pública como na rede privada”, explicou Natan.

Também presente no evento, o vereador Tagner (PT) destacou que esse é um dia histórico para o município. “Finalmente a vacina chegou na nossa cidade e agora podemos começar a combater essa doença de maneira mais efetiva, vacinando nossos cidadãos e com a esperança de que possamos viver com mais tranquilidade em breve”, ressaltou. O parlamentar também falou sobre a expectativa em relação a chegada de maior quantidade da vacina. “É preciso que o Governo Federal entenda que esse não é um processo que deva ser politizado. É uma questão de saúde, de salvar vidas. Por isso precisamos que sejam viabilizadas mais doses o mais rápido possível, para que possamos imunizar os brasileiros o quanto antes”, complementou Tagner.

Estiveram presentes ainda os vereadores Deni de Isqueiro (DEM), Herbinho (PSL) e Jamesson (PSL). Também o vice-prefeito, José Tude, o subsecretário de Saúde, Luiz Duplat, representantes de entidades da área de saúde, dentre outros.


Diretoria de Comunicação
Câmara Municipal Camaçari
 www.cmcamacari.ba.gov.br
ascom.cmcamacari@gmail.com

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga