» » Capacidade de atendimento médico será ampliado em Camaçari ainda neste final de semana

Em reunião com a equipe diretora da Secretaria da Saúde (Sesau), na manhã desta sexta-feira (19/2), o prefeito Elinaldo Araújo tomou importantes decisões para ampliar o atendimento médico de urgência e emergência no município. Para desafogar a superlotação provocada nas unidades de urgência e emergência de Camaçari, em decorrência do pico da Covid-19, principalmente na UPA da Gleba “A”, o governo ampliará a partir deste final de semana a capacidade de atendimento médico na cidade.

Já neste sábado (20/2) e domingo (21/2) as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Ponto Certo, Gravatá E Gleba E, atenderão das 7h às 19h, por demanda aberta, no formato de Pronto Atendimento. E durante a semana, todas as unidades de saúde continuarão com seu atendimento normal, com a diferença de que não será mais por agendamento, mas demanda aberta. “Com essa medida, pacientes com casos mais leves/pequenas urgências não precisarão ir para a UPA. Elas podem se dirigir para estas unidades, na qual teremos uma equipe em cada uma para atender a população”, explica Elias Natan, secretário da Saúde.

O prefeito Elinaldo Araújo, reforça que tudo tem sido feito para oferecer melhores condições de atendimento à população, mas pediu o apoio de cada cidadão. “É importante que façamos cada um a nossa parte, precisamos unir forças. O governo está ampliando a oferta de atendimento médico, mas é necessário que cada pessoa cumpra as medidas sanitárias, usando as máscaras, evitando aglomerações e saindo realmente quando houver necessidade. Dessa forma, vamos reduzir a curva de crescimento dos casos da Covid”, reforçou.

Outra medida emergencial que passará a valer até domingo é a ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Gleba A, com a montagem de uma estrutura móvel ao lado do imóvel já existente. Aprimorando, dessa forma, as condições de atendimento para os pacientes internados e dando melhor condição de trabalho à equipe.

Sobre a estrutura da UPA da Gleba A, o gestor da Sesau explica que, “já está sendo montada. A equipe está trabalhando dia e noite para que domingo esteja pronta. Importante ressaltar que tudo isso só está ocorrendo por causa do pico de casos da Covid-19. Se todos estivessem tomando os cuidados preventivos necessários não estaríamos vivendo esse momento de superlotação das unidades de emergência em todo o país, por falta de leitos nos hospitais para transferir os pacientes”.

Essas medidas se somam às ações da Prefeitura de Camaçari na ampliação dos leitos de UTI Covid hoje disponíveis no Hospital Santa Helena, passando de 10 para 15, até a próxima segunda-feira (22). Somando-se a isso foi publicado um chamamento público para reabertura do Centro Intermediário de Enfrentamento ao Coronavírus (CIEC) com 20 leitos clínicos Covid e atendimento de pacientes sintomáticos por demanda aberta. Também está aberto um termo de credenciamento para contratação de mais cinco leitos UTIs Covid e mais 10 leitos clínicos Covid.

Foto: Tiago Pacheco


Agência de Notícias - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga