» » Câmara discute retomada da economia com representantes do Poder Executivo

Contribuir de forma prática na elaboração de soluções para os problemas econômicos que surgem em meio à pandemia da Covid-19 na cidade. Este foi, em essência, o objetivo da discussão virtual promovida, na manhã desta sexta-feira (19/3), pelo presidente da Câmara Municipal de Camaçari, vereador Júnior Borges (DEM). A reunião, realizada via aplicativo de videoconferência, contou com a participação de secretários municipais e vereadores que integram comissões incumbidas de debater temas relacionados à economia do município. 

A pauta do encontro foi norteada pelo objetivo comum de conceber, coletivamente, medidas e ações que levem em consideração, tanto a necessidade de agilizar o processo de retomada das atividades comerciais, das quais muitas famílias dependem para garantia sua subsistência, quanto a importância de reduzir a curva de contágio em um contexto no qual, além da insuficiência de leitos de UTI, já se sofre com a falta de insumos essenciais para cuidar dos pacientes em estado grave, a exemplo de oxigênio e anestesia.

 Na mesa de discussão, representando o Poder Executivo, participaram os secretários da Fazenda, Joaquim Bahia; do Governo, José Gama; do Desenvolvimento Econômico, Waldy Freitas; do Turismo, Cristiane Bacelar; e do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Antônio Falcão. Já representando o Poder Legislativo, além do mediador, o presidente Júnior Borges, também contribuíram os vereadores representantes da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Microempresas, Deni de Isqueiro (DEM); e da Comissão de Defesa do Consumidor e Contribuinte, Tagner Cerqueira (PT); além do vice-presidente do Legislativo, Dilson Magalhães Júnior (PSDB) e o vereador Gilvan Souza.

O chefe do Legislativo explicou que, dentre os objetivos do encontro, está o intuito de compor um panorama real da situação, o que vai permitir que a Casa Legislativa contribua de forma mais assertiva e prática para a implementação de medidas que acelerem o processo de reabertura dos estabelecimentos sociais e combatam a disseminação do novo coronavírus, estipulando prioridades sem deixar de considerar às necessidades dos diversos vetores econômicos da cidade. “Nossa ideia é que essa discussão resulte na elaboração, pela Câmara de Vereadores, de um documento com propostas viáveis para este cenário, que encaminharemos ao governo municipal”, destacou.

Para o secretário da Fazenda, Joaquim Bahia, o encontro foi uma oportunidade de expor o quanto o município está sendo afetado pela pandemia, registrando queda na arrecadação e a impossibilidade de conceder descontos em taxas e impostos sem possivelmente colocar em risco importantes ações assistenciais de cunho social promovidas pela prefeitura. “No ano passado, foram investidos mais de R$ 40 milhões em auxílio para a população carente de Camaçari. Nos primeiros meses de 2021, já foram R$ 13 milhões destinados para benefícios eventuais. Se sacrificarmos demais a receita, programas que são importantes também podem ser sacrificados. Estamos preocupados com o empresariado, mas é preciso considerar todos os impactos”.

Sobre o que já está sendo realizado para amenizar os impactos econômicos agravados pelas restrições adotadas na luta contra a Covid-19, o secretário Gama explicou que as pautas dos setores da economia são nobres e estão sendo ouvidas. “Estamos finalizando processos de incentivos de interesses sociais, de incentivos fiscais para captação de novas empresas e para o fortalecimento das que temos aqui. Estamos juntos nesta crise, todos trabalhando para sair dela”, comentou.

 A necessidade de estimular o desenvolvimento de outros setores econômicos além da indústria também foi abordado, momento em que foi destacada a necessidade de valorizar o potencial turístico do município, bem como a capacidade de produção agrícola que existe na cidade. As sugestões foram registradas e todos os participantes avaliaram positivamente o encontro, externando o interesse de que discussões desta natureza sejam provocadas com mais frequência.

Diretoria de Comunicação
Câmara Municipal Camaçari
 www.cmcamacari.ba.gov.br
ascom.cmcamacari@gmail.com

About www.conexao cidade

Saiba de tudo que acontece em Camaçari, na Bahia no Brasil e no Mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga