» » Governo decide que Hospital Metropolitano será reaberto com Unidade de Assistência

Respiratória Segundo o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, Unidade de Assistência Respiratória será é focada no trabalho de fisioterapeutas.

(Foto: Carol Garcia / GOVBA)

O governo do Estado vai reabrir o Hospital Metropolitano com 100% dos leitos. Ao todo, serão 100 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 180 clínicos. De acordo com o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, uma Unidade de Assistência Respiratória (UAR) está sendo montada.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia, desta quinta-feira (11), o gestor esclareceu que a UAR será focada no trabalho de fisioterapeutas. “Desses 180 leitos, nós vamos ter 120 leitos de assistência respiratória, onde receberemos pacientes dependentes de oxigênio em baixo fluxo e que através de manobras fisioterapêuticas conseguirão permanecer nessa enfermaria sem gastar o leito de UTI”.

Com isso, as UTIs ficarão apenas para pacientes extremamente graves. A medida deve ser ampliada em toda a Bahia, justamente para atender pacientes que, pelos critérios atuais, iriam para um leito de UTI, mas sem a necessidade de usar ventilação invasiva.

A expectativa da Sesab com essa estrutura é que o Hospital Metropolitano volte a funcionar na próxima semana. Além disso, o secretário pontuou que a maior dificuldade para a reabertura foi garantir um tanque de oxigênio, mas disse que o governador Rui Costa (PT) se envolveu nas articulações com indústrias e garantiu o equipamento de 60 toneladas. A instalação deve ser feita neste final de semana.

Tópicos: covid-19governoHospital MetropolitanoUnidade de Assistência Respiratória


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga