» » Órgãos fiscalizam praias e bairros para garantir cumprimento de decreto

Com medidas mais rígidas contra a Covid-19, também foi feita a intensificação da fiscalização e equipes de três secretarias municipais atuaram neste fim de semana, a fim de garantir o cumprimento do decreto municipal com ações de combate ao coronavírus. Os órgãos percorreram as ruas, além circularem pelas praias que compõem a Costa de Camaçari.

A operação que atuou da noite de sexta-feira (19/3) até domingo (21/3) contou com servidores das Secretarias do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), por meio da Superintendência de Ordenamento e Fiscalização (Suofis); da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), através da Coordenadoria da Defesa Civil; e da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT).

A Sedur recebeu neste período 146 denúncias, entre os assuntos das reclamações se destacaram as relativas a aglomeração e som alto. Foram seis notificações emitidas, quatro autos de infração e quatro autos de apreensão de som. De acordo com o superintendente, coronel Pedro Cézar Archanjo, a operação foi bastante tranquila, o que já demonstra um avanço e melhor compreensão da população sobre a necessidade de frear o contágio do vírus na cidade.

Conforme o superintendente, a fiscalização noturna continua sendo intensificada. “O trabalho tem sido mantido para evitar qualquer tipo de aglomeração e poluição sonora”, completou Archanjo.
No entanto, durante o dia, a movimentação nas praias foi grande e em alguns casos, os banhistas tiveram que ser retirados das praias. Segundo Ivanaldo Soares, coordenador da Defesa Civil, as equipes percorreram no sábado (20/3) as praias de Barra do Jacuípe, Itacimirim e Guarajuba. Já no domingo (23/3), as localidades visitadas foram Arembepe, no Piruí; e em Barra do Jacuípe, no rio localizado no Loteamento Planeta Água.

A iniciativa visa alertar aos banhistas sobre a proibição de circulação em ambientes que estimulem aglomerações de pessoas e a propagação do vírus da Covid-19, a exemplos das praias, jardins públicos, praças públicas, campos e quadras esportivas, parques públicos, dentre outros lugares.
Ainda segundo Ivanaldo, não houve resistência, com muita conversa e orientação, foi possível esvaziar o espaço. Alguns vendedores ambulantes, que comercializavam bebidas alcoólicas, foram advertidos também.
Com 12 agentes e três viaturas, a Defesa Civil faz um balanço positivo deste fim de semana. “Inicialmente houve divergência de opinião, mas com o diálogo e a conscientização, as pessoas entendem a importância de manter o isolamento e a necessidade de obedecer às medidas restritivas. Os banhistas foram lembrados que as praias estão interditadas e foram orientados a seguirem para casa”, explicou Ivanaldo.
 
Além de prestar apoio às secretarias envolvidas nas fiscalizações, a STT colaborou com a ação de vacinação contra a Covid-19, no fim de semana, inclusive no drive-thru localizado no Estádio Municipal Fernando Ferreira Lopes. De acordo com o diretor-superintendente da STT, coronel Alfredo Castro, as barreiras montadas ao longo das entradas de todas as localidades da Costa permanecem nos finais de semana. “Nesse trabalho em conjunto com os órgãos municipais pretendemos não só conscientizar, mas reduzir os casos ativos no município. Porém, a compreensão da população é essencial para o resultado da operação”, disse.
Camaçari ampliou a medida de restrição de locomoção noturna, em conformidade com o Decreto Estadual, que passa a ser das 18h às 5h, até o dia 1º de abril e suspende, até às 5h do dia 29 de março, as atividades de comércio e prestação de serviços no município.

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga