» » TREM DO SUBÚRBIO, TRILHOS DE RESISTÊNCIA | Documentário completo de Carlos Pronzato


O documentário apresenta as reações da comunidade do subúrbio de Salvador à desativação do sistema ferroviário da capital, pelo governo do Estado da Bahia. Mostra, ainda, o posicionamento do Ministério Público, arquitetos, urbanistas, representantes de organizações sociais, lideranças comunitárias, além de fundamentais depoimentos de moradores, pescadores e marisqueiras.

O documentário revela também que o projeto de VLT-Veículo Leve sobre Trilhos anunciado pelo governo é uma "fraude". A tecnologia, de fato, a ser adotada é a de monotrilho sobre pneus, com estruturas elevadas de concreto impactando o visual e o meio ambiente, eliminando qualquer possibilidade de ampliação da malha ferroviária em direção a outras localidades de forma intermunicipal ou mesmo interestadual e ainda impede de forma definitiva a ligação do transporte de carga com o porto.
A proposta do governo extingue a memória e tradição do sistema ferroviário em Salvador. Direção, Roteiro e Produção: Carlos Pronzato Edição: André Marinho Câmera, entrevistas e montagem: Carlos Pronzato Pesquisa: Ricardo Maia e Franco Coelho (Movimento Ver de Trem) Direção de Produção: Uilton Oliveira Assessoria de Imprensa: Albenisio Fonseca Música: Grupo Guias Cegos Tema musical: Capitães de Areia (autor Neto Andrade)
Catálogo completo de documentários de Carlos Pronzato: www.lamestizaaudiovisual.com.br





 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga