» » Enfrentamento à Covid e fortalecimento do sistema de saúde marca 1º trimestre da Sesau em 2021

A Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari começou 2021 num dos momentos mais delicados da saúde pública do país, com a segunda onda da Covid-19 em pleno crescimento. Sem medir esforços, a gestão atuou de forma intensa para assistir à população.

                                          

Uma das primeiras ações foi ampliar o atendimento para demanda aberta em todas as unidades de saúde. Em seguida, a Sesau abriu três unidades de saúde aos finais de semana, das 7h às 19h, para atender os pacientes sintomáticos e desafogar as unidades de urgência e emergência. Com a mesma perspectiva foi instalada no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Gleba A uma unidade provisória com mais 18 locais de internação entre leitos e poltronas.

Com pacientes em fila de espera por leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a Sesau atuou de forma decisiva na instalação de 25 espaços clínicos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III, com 18 leitos clínicos, sete poltronas e uma sala vermelha. Todos com pontos de oxigênio. Semanas depois, foi reinaugurado o Centro Intermediário de Enfrentamento ao Coronavírus (CIEC), com 20 leitos clínicos e uma sala vermelha. Além dos espaços para internamentos, o CIEC também possui atendimento por demanda aberta aos pacientes sintomáticos Covid, com a realização de testes rápidos 24h/dia, após análise médica.                               

Além dos leitos clínicos, a Secretaria da Saúde ampliou para 15 a quantidade de leitos de UTI para atendimento Covid no Hospital Santa Helena e abriu um termo de credenciamento para mais cinco novos leitos de UTI. Termo este que continua aberto.
                                             
Com o início da vacinação contra a Covid-19, a Sesau implantou locais de vacinação na sede e costa de Camaçari, e inaugurou o Centro de Vacinação Covid, com 10 salas de imunização. Além dos pontos fixos, também foi implantado o drive-thru no Estádio Municipal Fernando Ferreira Lopes.

Para mapear o avanço da doença na cidade, foi reiniciada a testagem rápida itinerante na sede e costa do município. Para dar suporte nas testagens rápidas Covid, foi inaugurado o Centro de Apoio Diagnóstico, espaço no qual os usuários sintomáticos são encaminhados, mediante agendamento, para realização dos testes.
                                            Além das ações no enfrentamento à pandemia, a Secretaria da Saúde também atuou na ampliação da atenção básica com a reinauguração das Unidades de Saúde da Família (USFs) de Buris de Abrantes, e da Lama Preta. Com a entrega da USF Buris de Abrantes, em uma unidade completamente nova, a Sesau garantiu a requalificação de 99% das unidades de saúde da costa de Camaçari.

Ainda na ampliação do atendimento à população, a Sesau lançou um projeto piloto na USF Nova Aliança, na qual a unidade passou a atender de segunda a sábado das 7h às 19h com todos os serviços da saúde da família, como consulta médica e de enfermagem, curativos, vacinas, teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), dispensação de medicamentos, regulação e atendimento odontológico.

Nos 100 primeiros dias de 2021, a Sesau também realizou a ampliação do Centro Especializado de Recuperação (CER II), com a inauguração de uma nova unidade. O novo CER II possui 10 consultórios e quatro ginásios de reabilitação para adultos e crianças, onde são ofertadas consultas de neurologia adulto e infantil, ortopedia, neonatologia, pediatria, fisioterapia adulto e infantil, nutrição, enfermagem, serviço social, psicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.

Outro avanço na inclusão das pessoas no serviço de saúde pública foi a inauguração do Consultório na Rua, que tem por objetivo atender a população em situação de rua em Camaçari. Trata-se de uma equipe multiprofissional itinerante, inicialmente composta por uma médica, uma agente comunitária e uma enfermeira.

Ciente de que os desafios estão só começando, o gestor da pasta, Elias Natan comemora os avanços, mas já garante que tem muito mais por vir. “Posso garantir à população que temos muito mais avanços por vir, para realizar uma transformação total no serviço de saúde pública de nossa cidade. Junto com o prefeito Elinaldo e a equipe da Sesau temos trabalhado diuturnamente para ampliar e qualificar o atendimento à nossa gente”, afirmou.

Foto: Arquivo Sesau

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga