» » Plano de ação é foco de reunião do Grupo de Trabalho do PPAC

O Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), que está na 7ª edição, deu prosseguimento à agenda de trabalho na manhã desta quarta-feira (28.4) por intermédio da Secretaria de Relações Institucionais (Serin). Reunindo representantes de pastas e órgãos municipais, o foco do encontro teve como eixo a continuidade da estruturação do plano de ação do coletivo para o ano de 2021 a partir de cinco vetores: agenda 2030, manual de boas práticas, publicidade, envolvimento e institucionalização.

A coordenadora do GTC e colaboradora da Serin, Janete Ferreira, destacou a importância da integração entre os membros da rede de proteção à criança e ao adolescente, visto que são os seus agentes que estão na ponta do processo, e que atuam junto a esse público. Na visão da coordenadora, “é importante que a rede esteja unida e traçando planos e metas conjuntas, a fim de que esse adolescente se sinta acolhido e protegido, de modo que o sistema de garantia de direitos seja reforçado. Assim poderemos chegar a resultados relevantes para a sociedade camaçariense”, considerou.

Ubajareida Carvalho, presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescente (CMDCA), ponderou que a atuação do GTC deve evidenciar a centralidade do papel de cada membro da rede. “Precisamos fazer um trabalho de consciência para ressaltar que cada um de nós é essa ‘instituição’”, afirmou a presidente, ao ressaltar que sem comprometimento genuíno um plano é só mais um papel.


No encontro desta quarta os participantes deram colaborações de natureza mais geral, como a criação de um fórum permanente de conselhos, com encontros mensais; retomada do projeto “Selo Empresa Cidadã”; criação de manual de gestão de fundo municipal dos direitos das crianças e dos adolescentes; trabalho de conscientização do papel institucional das organizações que integram a rede, dentre outras.

Para o próximo encontro, planejado para 12 de maio, foi proposto que cada secretaria e órgão que integra a rede contribua com propostas específicas dentro do seu campo de atuação.

Além Janete Ferreira, coordenadora do GTC, e de Ubajareida Carvalho (CMDCA), participaram da reunião Márcia Oliveira, representante da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur); Marcos Paulo e Elizana Mota, ambos da Secretaria da Administração (Secad); Carla Silva e Raquel Sobrinho, do Conselho Tutelar – Sede; Edilene Mota, do Conselho Tutelar – Orla; Renata Oliveira da Secretaria da Saúde (Sesau) e professor João Dão, da Secretaria da Educação (Seduc).


 Foto: Jean Victor

Agência de Notícias

Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga