» » Por meio do PAA, Sedap realiza compras de produtos agrícolas

Empenhada em garantir a continuidade das compras das mercadorias direto do agricultor local, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), realizou nesta terça-feira (20/4) a compra de cerca de 6.500 quilos de produtos agrícolas, diretamente da mão de produtores do município. A iniciativa visa assistir aos agricultores da zona rural e minimizar os impactos causados em virtude das medidas de enfrentamento à Covid-19.

Moradora de Pinhão Manso, no bairro Santo Antônio, Cleide Michele, contou estar feliz em poder vender suas hortaliças e seu aipim. “Para nós é maravilhoso esse momento. Trabalhamos em nossa plantação e muitos dos nossos produtos estavam parados. Então poder trazer as mercadorias e vender em um lugar que é certo, para nós é excelente”, disse ao acrescentar que os produtos são nutritivos e cultivados de forma natural, com o adubo doado pela administração municipal.
Quem também esbanjou felicidade foi o senhor Juraci Santana Santos, morador de Fazenda Cajazeiras, em Barra do Pojuca, na costa de Camaçari “Cheguei cedo e trouxe coco, couve, rúcula, alho poró, cebolinha, abacate e polpa de acerola. Estou feliz, porque a gente trabalha para gente mesmo e nesse tempo difícil de pandemia, o trabalho está complicado. Então ter a prefeitura que compra com a gente, certinho, é bom demais e eu só tenho a agradecer”, contou.
De acordo com a Sedap, os produtos foram adquiridos de sete produtores da região e serão distribuídos para duas instituições cadastradas, são elas: a Associação de Pais e Mestres, no Parque Florestal; e a Associação de Pais e Mestres da Escola Comunitária Emanuel, no Ponto Certo; além do Banco de Alimentos, situado na Avenida Tupinambás (antiga Radial C), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), que é responsável por distribuir os alimentos para outras entidades cadastradas.
Para o secretário da Sedap, Antônio Falcão, o auxílio da prefeitura tem sido fundamental para as famílias da zona rural e que ficaram sem emprego nesse tempo de combate ao coronavírus. “Estamos trabalhando para termos o desenvolvimento da agricultura em nossa cidade. É mais uma alternativa para fomentar a renda das famílias nesse momento. Vamos seguir trabalhando para ter um polo agrícola forte em nossa região, favorecendo primeiramente o agricultor familiar”, explicou o gestor.

O secretário Falcão ainda informou que a pasta está distribuindo 200 toneladas de adubo, além de dois mil quilos de sementes para fortalecer o setor. A Sedap também auxilia os agricultores com maquinário e ferramentas para execução do trabalho e ajuda na logística, com disponibilidade de veículos para transportar as mercadorias.

A aquisição dos produtos agrícolas foi realizada pela prefeitura, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação aconteceu no Centro de Convivência da Pessoa Idosa – Espaço Conviver, localizado no Inocoop.

Foto: Jean Victor
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga