» » Prefeito Elinaldo e ministros inauguram Estação da Cidadania em Arembepe

Um espaço amplo, moderno e inovador, destinado para o estímulo e fortalecimento de atividades esportivas profissionais e amadoras, entre crianças, adolescentes e jovens do município. É com essa proposta que a Prefeitura de Camaçari inaugurou na tarde desta sexta-feira (9/4), a Estação da Cidadania - Esporte, em Arembepe, um dos maiores complexos de iniciação à atividade esportiva do Brasil, terceiro do gênero na Bahia. A cerimônia contou com a presença do prefeito, Elinaldo Araújo; dos ministros da Cidadania, João Roma, e do Turismo, Gilson Machado; do secretário do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv) do município, Jorge Curvelo e demais autoridades.
Sem medir esforços para a consolidação do centro esportivo em Camaçari, o chefe do Poder Executivo Municipal relembrou durante o encontro que para o início das intervenções “foi feita uma articulação no passado. Nós fizemos o possível para viabilizar esse projeto para a nossa cidade. A obra tinha um orçamento que não condizia com a verdade para a realização das intervenções, mas o nosso governo entendeu a importância da obra, recuperamos o recurso da União e aquilo que faltava o município colocou para que a obra acontecesse, e hoje está aqui esse grande presente para a população de Camaçari”, pontuou Elinaldo.
Durante o seu discurso, o ministro da Cidadania, João Roma, agradeceu ao governo municipal pelo empenho para a construção da Estação. “Está de parabéns a Prefeitura de Camaçari, em nome do nosso prefeito Elinaldo que se empenhou com esmero junto a toda a sua equipe para entregar um equipamento de excelente qualidade. E para mim, poder estar aqui entregando um equipamento como esse, vislumbra esperança, um bom encaminhamento para os nossos jovens e me enche de alegria. São mais de 90 equipamentos como esse que vamos entregar no Brasil”, expressou o gestor.
“Esse complexo é uma grande conquista para Camaçari. Nós vamos seguir a orientação do nosso prefeito de voltar a desenvolver o esporte dentro do município. Esporte esse, que décadas atrás já foi muito grandioso. O prefeito nos dá essa missão, e graças a Deus estamos recebendo esse equipamento e faremos um excelente uso dele, possibilitando que a comunidade usufrua dessa estrutura. Ofertaremos todas as modalidades esportivas que aqui comportarem”, declarou o titular da Sejuv, Jorge Curvelo, durante o evento.

A Estação Cidadania é fruto de muito empenho da administração municipal, que para dar seguimento à construção do espaço, manteve contínuo diálogo junto ao Governo Federal, tendo sido efetivada a liberação de recursos após o prefeito Elinaldo Araújo, cumprir extensa agenda em Brasília, com parada no extinto Ministério dos Esportes, pasta que foi incorporada ao Ministério da Cidadania. Para dialogar com a União, a gestão contou com o apoio do deputado federal Paulo Azi, que se fez presente na visita, articulou o encontro e teve importante participação nesse processo. Os investimentos para a construção do equipamento foi de aproximadamente R$ 6 milhões.
Também marcaram presença no evento, o vice-prefeito de Camaçari, José Tude; a primeira-dama do município, Ivana Paula; o secretário especial da Cultura, Mário Frias; a titular da Infraestrutura (Seinfra) do município, Joselene Cardim; as gestoras das pastas do Turismo, Cristiane Bacelar; do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), Reni Oliveira; subsecretários; vereadores e demais autoridades do Governo Federal e Municipal.

O Complexo Esportivo

A Estação é composta por espaços multiúsos. A parte interna do ginásio possui uma quadra poliesportiva reversível, arquibancada móvel que comporta mais de 100 lugares, sala para professores e técnicos, enfermaria, copa, depósito, área de apoio para administração, quatro vestiários, sendo dois projetados com acessibilidade, quatro sanitários para o uso do público, dos quais dois para pessoas com deficiência, além de um mezanino para a instalação de academia, o qual pode ser acessado também por uma plataforma elevatória para pessoas com deficiência, promovendo acessibilidade a este ambiente. No total, o espaço compreende 1.795 metros quadrados de área.

Já a parte externa do equipamento conta com uma quadra poliesportiva descoberta e área para estacionamento. Ao todo, o centro esportivo possui uma área ampla de aproximadamente 4.494 metros quadrados. Inicialmente, a estrutura era conhecida como Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), e agora passa a ser chamado de Estação da Cidadania - Esporte e será coordenado pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv) do município. O complexo está localizado na Rua Djalma Dutra, na comunidade de Fonte das Águas, em Arembepe, na costa de Camaçari.

A comunidade esportiva e a sociedade civil de Camaçari agora conta com um espaço público qualificado e adequado para praticar as modalidades do vôlei, futsal, handebol e basquete – esta última modalidade possui tabelas com padrão NBA e a realização de jogos duplos do desporto. A unidade ainda possibilita o exercício dos desportos nas categorias olímpicas, paraolímpicas e não-olímpicas, ampliando a oferta de práticas e atividades esportivas em áreas consideradas de situação de vulnerabilidade social.

Foto: Tiago Pacheco

--
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

About www.conexao cidade

Saiba de tudo que acontece em Camaçari, na Bahia no Brasil e no Mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga