» » Sedap e UFRB debatem ajustes para celebração de cooperação técnica

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap) e a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) se reuniram na manhã desta quarta-feira (14/4), em Cruz das Almas, a fim de formular ajustes no plano de trabalho que sustentará o Acordo de Cooperação que se pretende firmar entre as instituições. Estiveram à frente do encontro, Denilson Queiroz e Diego Neves, respectivamente subsecretário e assessor especial da Sedap, e os professores Elvis Lima Vieira e Josival Santos Souza, respectivamente diretor e vice-diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da UFRB.

O objetivo da reunião foi fazer avançar a celebração do Acordo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural entre a pasta e a unidade acadêmica. Esse trabalho conjunto tem como foco o desenvolvimento de projetos e atividades voltadas para o treinamento de recursos humanos, desenvolvimento organizacional e difusão tecnológica, sem qualquer ônus financeiro para as partes.

De acordo com o professor Elvis Lima, “o CCAAB/UFRB possui muitas possibilidades para auxiliar as prefeituras, como cursos de capacitação, pesquisas, eventos de extensão, e etc., principalmente, nas áreas agrárias, ambientais, biológicas e gestão de cooperativas. Esta parceria será de grande importância para nossos docentes, técnicos e discentes e, para a comunidade de Camaçari”, declarou.

Denilson Queiroz, assim como os representantes da UFRB, avaliou o encontro como muito produtivo, visto que a Sedap, agora segue mais instrumentalizada para fazer os encaminhamentos necessários para a formalização do acordo. “Vamos fechar alguns pontos relacionados ao plano de trabalho, a partir das prioridades identificadas pela Sedap acerca dos cursos voltados para o cooperativismo e para a pesca também”, explicou.

Com o encontro desta quarta, o Plano de Trabalho inicial apresentado pela Sedap será ajustado a partir da discussão, que girou sobre os seguintes temas: estratégias para o desenvolvimento e fortalecimento do setor aquícola e pesqueiro com base nas características predominantes do município; implantação de novas tecnologias para exploração e cultivo de organismos aquáticos (ostras, mexilhões, etc.); fortalecimento dos sistemas de cooperativismo no município, e/ou criação de uma cooperativa central através de incubadora de negócios; diagnóstico e desenvolvimento de potencial produtivo e seus produtos derivados, voltados para agricultura de predominância familiar; avaliação das possibilidades para implantação de sistemas de beneficiamento dos produtos agrícola e pesqueiro do município.

De imediato, os representantes da Sedap elegerão até duas ações prioritárias para a pasta e em seguida, farão consulta jurídica quanto a aspectos formais desse acordo e do Plano de Trabalho, visto que este é parte que se deve anexar ao primeiro. “Nesse plano devem constar o cronograma, bem como as ações prioritárias para a secretaria, que vamos desenvolver em conjunto”, esclareceu o assessor Diego Neves. Feitos estes encaminhamentos pela pasta, e apreciados os documentos pela UFRB, as instituições estarão em condições de celebrar acordo formalmente.

Foto: Divulgação

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

About www.conexao cidade

Saiba de tudo que acontece em Camaçari, na Bahia no Brasil e no Mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga