» » Sesau: 100 dias de gestão além do enfrentamento à pandemia da COVID-19

                                                            Foto:Reprodução

A Secretaria de Saúde de Camaçari começou 2021 num dos momentos mais delicados da saúde pública do país com o segunda onda da COVID-19 em pleno crescimento. Sem medir esforços, o secretário Elias Natan, juntamente com o prefeito Elinaldo, atuou de forma intensiva para garantir o atendimento da população.

Uma das primeiras ações foi ampliar o atendimento para demanda aberta em todas as unidades de saúde. Em seguida a Sesau abriu três unidades de saúde aos finais de semana, das 07h às 19h, para garantir o atendimento aos pacientes sintomáticos e desafogar as unidades de urgência e emergência. Durante este mesmo período foi instalada no estacionamento da UPA da Gleba A uma unidade provisória com mais 18 locais de internação entre leitos e poltronas.

Para desafogar as unidades de saúde com pacientes em fila de espera por leitos clínicos e de UTI, o secretário Elias Natan atuou de forma decisiva na instalação de 25 espaços clínicos no CAPS III com 18 leitos clínicos, sete poltronas e uma sala vermelha. Todos com pontos de oxigênio. Semanas depois foi reinaugurado o Centro Intermediário de Enfrentamento ao Coronovirus (CIEC) com 20 leitos clínicos e uma sala vermelha. Além dos leitos clínicos o CIEC também possui atendimento por demanda aberta de pacientes sintomáticos COVID com a realização de testes rápidos 24h/dia.

Além dos leitos clínicos a Secretaria de Saúde ampliou para 15 a quantidade de leitos de UTI para atendimento COVID na Clínica Santa Helena e abriu um termo de credenciamento para mais cinco novos leitos de UTI. Termo este que continua aberto.

Com o início da vacinação contra COVID-19 a Sesau implantou locais de vacinação na sede e Costa de Camaçari e inaugurou o Centro de Vacinação COVID com 10 salas de vacinação. Além dos pontos fixos também foi implantado o drivethru no Estádio Fernando Ferreira Lopes.

Para mapear o avanço da COVID na cidade foi reiniciada a testagem rápida itinerante na sede e costa de Camaçari. Para dar suporte nas testagens rápidas COVID foi inaugurado o Centro de Apoio Diagnóstico onde os usuários sintomáticos são encaminhados mediante agendamento para realização dos testes.

Além das ações no enfrentamento à pandemia, a Secretaria de Saúde também atuou na ampliação da atenção básica com a reinauguração da USF Buris de Abrantes, em uma unidade completamente nova, e a reinauguração da USF da Lama Preta. Com a entrega da USF Buris de Abrantes a Sesau garantiu a requalificação de 99% das unidades de saúde da Costa de Camaçari.

Ainda na ampliação do atendimento à população, a Sesau lançou um projeto piloto na USF Nova Aliança onde a unidade passou a atender de segunda a sábado das 07h às 19h com todos os serviços da saúde da família como consulta médica, consulta enfermagem, curativos, vacinas, teste rápido ISTs, dispensação de medicamentos, regulação e atendimento odontológico.

Nos 100 primeiros dias deste ano a Sesau também realizou a ampliação do Centro Especializado de Recuperação (CER II) com a inauguração de uma nova unidade. O novo CER II possui 10 consultórios e quatro ginásios de reabilitação para adultos e crianças onde são ofertadas consultas de neurologia adulto e infantil, ortopedia, neonatologia, pediatria, fisioterapia adulto e infantil, nutrição, enfermagem, serviço social, psicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.

Outro avanço na inclusão das pessoas no serviço de saúde pública foi a inauguração do Consultório na Rua que tem por objetivo atender a população em situação de rua que se encontra em Camaçari. Trata-se de uma equipe multiprofissional itinerante, inicialmente composta por uma médica, uma agente comunitária e uma enfermeira.

Ciente de que os desafios estão só começando, Elias Natan comemora os avanços, mas já garante que tem muito mais por vir. “Posso garantir à população que temos muito mais avanços por vir para realizar uma transformação total no serviço de saúde pública de nossa cidade. Junto com o prefeito Elinaldo e a equipe da Sesau temos trabalhado diuturnamente para ampliar e qualificar o atendimento à nossa gente”, afirma.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga