» » Médico explica que adenovírus da Sputnik V causa ‘resfriado comum’

 Nesta semana, a Anvisa negou a importação do imunizante por falta de dados técnicos.

  Foto: Divulgação / Sputnik V

O adenovírus do tipo 5, replicante, que está presente na vacina russa Sputnik V, causa “um resfriado comum” e não traz problemas. A explicação foi dada pelo professor titular de imunologia clínica da faculdade de Medicina da USP, Jorge Kalil, em entrevista à CNN Brasil, neste sábado (1).

“O adenovírus 5 causa no homem, normalmente, um resfriado comum. Então, não tem maior problema ter um pouco de adenovírus. Existem inúmeros estudos, quanto é que pode, quanto é que não pode, mas não traz problema nenhum”, afirmou.

Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) negou a importação do imunizante por falta de dados técnicos. O relatório também apontou a presença do adenovírus. De acordo com o médico, é importante que a entidade queira saber detalhes da composição da vacina.

“A Anvisa tem razão em querer saber quantos têm e qual é o limite que será feito para que a gente não fique causando resfriado à toa ou para que a gente não fique causando algum outro problema qualquer”, ponderou.

“Nós tivemos uma reunião nesta sexta-feira (30), de vários cientistas com a Anvisa, para tentar entender o que está se passando. A Anvisa mesmo que convocou. Seria muito interessante nós termos essa vacina russa, que promete ser muito boa, mas ela tem que esclarecer algumas coisas”, completou. Bahia.ba

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga