» » Prefeito Elinaldo participa de reunião com governador Rui Costa e demais gestores da RMS

O prefeito Elinaldo Araújo participou, neste sábado (22/5), de uma reunião virtual entre o governador Rui Costa e demais gestores da Região Metropolitana de Salvador (RMS). O encontro se fez necessário diante da situação atual da Covid-19 no estado, após a Bahia registrar mais de 80% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

O objetivo do encontro foi para, em consenso, definir novas medidas restritivas para os próximos dias, visando garantir a contenção da propagação do vírus. Tendo em vista o temor de uma terceira onda da Covid-19 por conta, sobretudo, da nova variante indiana do coronavírus, que se acredita ter disseminação mais rápida.

Durante o encontro, ficou decidido entre os 13 prefeitos das cidades da RMS, que o toque de recolher será antecipado para as 20h, de sexta-feira a domingo. Além disso, a reunião definiu que fica proibida a comercialização de bebidas alcoólicas, das 20h de sexta-feira até as 5h de segunda.
O prefeito Elinaldo concordou com as medidas iniciais e foi um dos que sugeriu pela restrição da comercialização de bebida alcoólica no fim de semana, por entender que a liberação é uma das causas de aglomerações por parte da população. “Inicialmente, optamos por tomar medidas mais paliativas e de baixo impacto para que sirva de alerta a fim de evitar a explosão dos casos. A intenção é dar mais uma oportunidade para que haja um maior envolvimento e comprometimento de todos, para que não seja necessário adotar medidas mais duras”, destacou o gestor municipal.

Na oportunidade, o prefeito aproveitou para apresentar a situação atual da doença em Camaçari, no que diz respeito aos cilindros de oxigênio existentes do município; casos confirmados, ativos e óbitos registrados até então; exames aguardando confirmação de resultado; pacientes hospitalizados em leitos clínicos e de UTI; além dos dados referentes à quantidade de pronto atendimento existente em Camaçari para atender a população que contrai a doença.

O governador Rui Costa fez um alerta à população em decorrência das altas taxas de internação pelo coronavírus. “Temos medidas restritivas em vigor e vamos ampliá-las. Mas a única forma de conter o vírus, além da vacinação, é evitando aglomerações, e fazendo uso máscara, lavando as mãos com água e sabão e usando álcool 70%. É necessário que as pessoas se conscientizem disso. Sem o apoio de todos, não vamos vencer a guerra contra o vírus”, afirmou.

O próximo encontro entre o governador Rui Costa e demais gestores da RMS, para avaliar a situação de cada cidade, os números de casos, de internação, dentre outros, ficou marcado para acontecer na próxima sexta-feira (28/5) ou sábado (29/5).

Foto: Divulgação

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga