» » Aplicação da 1ª dose contra a Covid seguiu com tranquilidade neste sábado (22/5)

 Foi retomada neste sábado (22/5), no município, a vacinação da primeira dose contra a Covid-19. O que foi possível após a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria da Saúde (Sesau), receber um novo lote com 2.910 vacinas da Pfizer na última sexta-feira (21/5). No Espaço Camaçari, onde acontece o sistema drive-thru, a população compareceu logo nas primeiras horas da manhã para garantir a aplicação do imunizante.

No entanto, a Sesau informa que, a partir de agora, será necessário o cidadão apresentar o Cartão SUS de Camaçari para ser vacinado. Quem ainda não possui o documento, deve procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para fazer. Para confeccionar, precisa estar de posse do RG, CPF e comprovante de residência.

De acordo com o secretário da Saúde, Elias Natan, a nova determinação de exigir a apresentação o Cartão SUS de Camaçari, para ser vacinado, surgiu após a equipe constatar que haviam muitas pessoas se vacinando e que não eram moradores do município. “Como todas as cidades têm recebido as suas doses, os municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) adotaram essa estratégia de, no ato da vacinação, exigir a apresentação do referido documento”, destacou.
Para Maria Luzia dos Santos esse é o primeiro passo para chegar à imunização total, após, é claro, a tomada da segunda dose. Ela, que faz parte do grupo de pessoas com comorbidades, por ter hipertensão arterial e já foi infectada pelo vírus, disse que “é muito importante poder estar tomando essa primeira dose”. Por já ter tido a doença, ela falou ainda que, mesmo que pegue novamente, está aliviada por saber que os sintomas serão mais brandos. “Essa doença não é brincadeira. Temos que nos cuidar ao máximo”, concluiu.

Emanuele Gusmão, que possui anemia falciforme, falou que é uma sensação gratificante receber a dose da vacina. “Estava muito ansiosa. Mas o primeiro passo foi dado hoje. Agora, vou poder relaxar um pouquinho até a tomada da segunda dose”, ressaltou.

A Sesau informa que a aplicação da segunda dose com a CoronaVac e a AstraZeneca, continua normalmente. A partir deste sábado também passaram a ser vacinadas lactantes, a partir dos 18 anos, e até o 12⁰ mês após o parto. Nesse caso, é necessário apresentar também certidão de nascimento do bebê.
Também são contemplados com a imunização, idosos de 60 acima; gestantes, puérperas e lactantes com comorbidades, a partir de 18 anos; pessoas com síndrome de Down de 18 anos em diante; pessoas com transtornos do espectro autista, com 18 anos em diante; pessoas com transtornos mentais moderados e graves de 18 anos em diante; pessoas com deficiências que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades, com 18 anos em diante; além de profissionais da força de segurança e salvamento, com 30 anos acima; da limpeza urbana a partir de 40 anos; e da educação de 18 anos acima.

A vacinação continua das 9h às 16h e a relação das comorbidades e documentos necessários estão na página principal do site da Prefeitura de Camaçari (www.camacari.ba.gov.br), ou clicando aqui.

Confira os locais de vacinação:

SEDE – 1ª dose (manhã e tarde)
Centro de Vacinação Contra a Covid-19 (atrás do antigo Bompreço)
Drive-thru Espaço Camaçari 2000
Escola Municipal Luís Pereira Costa

SEDE – 2ª dose (manhã e tarde)
Drive-thru Espaço Camaçari 2000
Escola Municipal Luís Pereira Costa

COSTA – 1ª e 2ª doses (manhã e tarde)
Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vila de Abrantes
Unidade de Saúde da Família (USF) de Barra do Jacuípe

Foto: Josué Silva

--
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga