» » Terreiro Ilê Oba L’Okê, em Lauro de Freitas, é reconhecido como patrimônio histórico e cultural de origem africana e afro-brasileira

A Casa do Rei e Senhor das Alturas, como é conhecido o Ilê Oba L’Okê, acaba de ser reconhecida como o primeiro terreiro de candomblé  Patrimônio Histórico e Cultural de Origem Africana e Afro-brasileira do município de Lauro de Freitas.

Detentor de um conjunto arquitetônico e artístico singular, atualmente reúne um dos maiores e mais diversificados acervos de arte sacra negra do Brasil, com, por exemplo, esculturas com mais 7 metros de altura.

Rodrigo Siqueira, artista plástico e principal idealizador do templo, revela que, reconhecida de Utilidade Pública Municipal no ano de 2014, a Sociedade Beneficente Sócio Educativa Recreativa Cultural e Religiosa Oba L’ Okê também foi foi declarada de Utilidade Pública pelo Estado da Bahia em 2019.

Além disso, o  terreiro liderado pelo Babalorixá Vilson Caetano, antropólogo e professor da UFBA – Universidade Federal da Bahia, desenvolve ações sociais voltadas a jovens em situação de riscos e em vulnerabilidade social, além de parcerias com o Estado e organizações da sociedade civil. 

Através do Projeto Lei 011 de 15 de fevereiro de 2021, de autoria do vereador Almir Santos PL, votado no dia 5 de maio de 2021, o Ilê Oba L’ Okê passou a ser o primeiro terreiro de candomblé reconhecido como Patrimônio Histórico e Cultural de Origem Africana e Afro-brasileira do município de Lauro de Freitas, em votação unanime. 


A iniciativa pioneira visa dar visibilidade a cultura negra africana do município, fortalecer a luta e combate ao racismo e enfrentamento ao ódio religioso, mitigar o impacto da desigualdade que historicamente acompanha a as populações negras, dar visibilidade ao patrimônio artístico e cultural da cidade.

 

Informações :

 

Nome do Terreiro :  Ilê Oba L’ Okê

Endereço:   Dr. José Carlos Minahim, Lote 3 Quadra A - Parque Jockey Clube, Lauro de Freitas, Bahia

Responsável : Babalorixá Vilson Caetano

Site www.ileobaloke.com.br

Instagram : @ileobaloke

Informações : 71 98292-6092 

 

Atenciosamente,                  

 

 

     Reni Barbosa

        Diretora de Produção 

        DRT 573 / BA

    Telefone/WhatsApp : 71 9 8292-6092

Instagram : @renibarbosa

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga