» » Camaçari parabeniza o Polo Industrial pelos 43 anos

O maior Complexo Industrial Integrado do Hemisfério Sul, o Polo Industrial de Camaçari, comemora 43 anos nesta terça-feira (29/6). O prefeito Elinaldo Araújo parabeniza o Polo Industrial em nome dos munícipes e dá um abraço simbólico “a esse que é um polo regional de desenvolvimento e que reescreveu a história de Camaçari a partir da sua chegada”.

O local é um grande vetor de desenvolvimento do município e da Bahia e tem uma atuação versátil baseada na diversificação industrial, na criação de novos investimento, que promove a geração de empregos e potencializa mercados.

Para Elinaldo, “o Polo e Camaçari são parcerias que não se separam mais, o que antes, há quatro décadas iniciava o Polo Petroquímico, hoje já se avança para o Polo Industrial, Comercial, Turístico e de Desenvolvimento. Então, Camaçari e Polo são termos que se ajustam a cada dia para acompanhar a evolução da sociedade; do crescimento do município perante a Região Metropolitana, da Bahia e do Brasil. A importância dos polos para Camaçari tem sido na mesma proporção do crescimento da cidade”, explicou.
Integram o Polo Industrial 90 empresas, que são representadas pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic). Através delas, são gerados 15 mil empregos diretos e 30 mil indiretos, o faturamento é de US$ 15 bilhões por ano, e na exportação corresponde a mais de 30% do total da Bahia.

Atualmente, as atividades são concentradas nos segmentos químico-petroquímico, pneus, metalurgia do cobre, têxtil, bebidas, celulose, fertilizantes, fármacos, energia eólica, bebidas e serviços (incluindo logística). A localização estratégica do Polo, no município de Camaçari, permite fácil acesso às indústrias através das rodovias BA-093, BA-535 (Via Parafuso), Canal de Tráfego, ferrovias, portos e aeroportos.

Entre as empresas do Complexo Industrial, destacam-se organizações em seus segmentos, como a Braskem (líder em resinas termoplásticas na América Latina), a Paranapanema (principal produtor de cobre eletrolítico da América do Sul) e a BSC (única indústria produtora de celulose solúvel com alto teor de pureza em toda a América Latina. Outros empreendimentos também se destacam, a exemplo da Oxiteno, Bayer, Unigel e do Complexo Acrílico da Basf.

Em tempos de pandemia por Covid-19 as empresas atenderam, com matérias-primas e outros itens essenciais, as cadeias produtivas nas áreas de higiene, saneantes, produtos de uso médico-hospitalar, alimentos, medicamentos, dentre outros, utilizados no combate ao Coronavírus.


Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga