» » Câmara comemora 43 anos do Polo de Camaçari relembrando ações em defesa da indústria

O Polo Industrial de Camaçari completa 43 anos de existência nesta terça-feira (29/6) e a Câmara Municipal celebra em suas redes sociais a data destacando conquistas recentes que ocorreram com a participação ativa do parlamento local. Maior complexo petroquímico do Hemisfério Sul, o polo contribuiu de maneira essencial para o desenvolvimento econômico e urbano da cidade ao longo de mais de quatro décadas. Durante este tempo, a Casa Legislativa também exerceu um papel importante no processo de implementação de leis que possibilitaram grandes avanços.

Nos últimos meses, sob a gestão do presidente Júnior Borges (DEM), a Câmara protagonizou a luta pela manutenção do Regime Especial da Industria Química (REIQ), mecanismo de desoneração fiscal que proporciona fôlego financeiro e condições de produtividade às empresas do setor, sobretudo na compra de matéria-prima, o que acaba influenciando no desempenho e toda a cadeia industrial. Graças à mobilização feita pelos vereadores e outros apoiadores conquistados no percurso, o que seria uma extinção imediata se tornou uma redução progressiva pelos próximos sete anos, o que garante às empresas um maior prazo para usufruir do benefício.

Vale destacar ainda que esta conquista resulta na manutenção de mais de 12 mil empregos que, caso o REIQ fosse revogado de imediato, como previa inicialmente a Medida Provisória 1034/2021, estariam sob risco de deixar de existir em Camaçari, uma cidade com presença significativa de indústrias químicas, justamente por abrigar o Polo Industrial.

Outra atuação que mobilizou a força parlamentar e cujo resultado também traz benefícios para o setor industrial foi a recente sanção do Programa Invista em Camaçari, pelo Poder Executivo, mas que antes disso passou pela Casa Legislativa e contou com o empenho dos vereadores em uma apreciação comprometida e que dialogou com empresas e instituições como a Braskem, o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), o Senai Cimatec Park, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia, entre outras.

Nesta data que marca mais um ano do 1º complexo petroquímico planejado do país, a Câmara Municipal de Camaçari reafirma o reconhecimento da importância deste equipamento para a cidade e renova o compromisso de ser uma aliada na luta pelo seu fortalecimento contínuo.
Diretoria de Comunicação
Câmara Municipal Camaçari
 www.cmcamacari.ba.gov.br
ascom.cmcamacari@gmail.com
+ 55 71 3621-6150
Acesse nosso Flickr: http://www.flickr.com/photos/ascomcmcamacari/
Nos siga no Twitter: http://twitter.com/ascomcmcamacari

About www.conexao cidade

Saiba de tudo que acontece em Camaçari, na Bahia no Brasil e no Mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga