» » Casos positivos da Covid-19 voltam a subir e ocupação de leitos é de 100% em Camaçari

Após um período de queda e estabilidade na curva epidemiológica da Covid-19 em Camaçari, a situação volta a ficar preocupante na cidade com base no crescimento de novos casos e ocupação de leitos.

A Secretaria da Saúde (Saúde) informa que na última semana foram confirmados 292 novos casos. E a ocupação de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) encontra-se em 100% nesta terça-feira (1º/6) e com quatro pacientes na fila de espera. Há 20 dias, esse quadro era bastante diferente, no qual os leitos clínicos tinham ocupação média de 40% e UTI de 75% e não havia nenhum pedido por leitos na fila de espera.

Secretário da Saúde, Elias Natan, alerta mais uma vez a população. “Mesmo quando estávamos com um quadro de relativa estabilidade eu já vinha ressaltando a necessidade de evitarmos aglomerações, usarmos a máscara e o álcool em gel. Não podemos vacilar em nenhum momento, senão o cenário que vivemos no pico da segunda onda acontecerá de novo numa terceira onda ainda maior”, afirmou.

Elias Natan chama a atenção para o fato de que, “em apenas 20 dias o cenário mudou completamente. A aparente estabilidade acabou e começamos a subir em número de casos e ocupação de leitos. Enquanto não tivermos uma vacinação em massa precisamos manter todas as ações preventivas. Inclusive quem já se vacinou”, pontuou.

Até a segunda-feira (31/5) já foram vacinados em Camaçari com a primeira dose 48.037 pessoas e com a segunda dose 18.361 pessoas. “Para criar uma barreira epidemiológica e assim conter o avanço do vírus precisamos ter vacinado 60% a 80% da nossa população. E a quantidade insuficiente de doses que temos recebido tem atrapalhado. A Sesau está preparada para atingir essa meta este ano, desde que recebamos vacinas suficientes”, destaca o secretário da saúde. Com a chegada no mês dos festejos juninos, mesmo com o Camaforró suspenso e outras tradicionais festas juninas na Bahia, a preocupação dos órgãos de saúde é grande. “Precisamos muito da ajuda da população não realizando festas clandestinas ou festas juninas com aglomerações inclusive em suas casas. Não podemos vacilar. É muito complicado conter o avanço do vírus quando temos bares e restaurantes lotados, onde as pessoas não mantém nenhum distanciamento social. Imagina então se as pessoas se aglomerarem em festejos juninos”, ressalta Alcione Vasconcelos, diretora da Vigilância à Saúde de Camaçari.

Foto: Jean Victor

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga