» » Estudo preliminar do Casa Verde e Amarela é finalizado no Parque Florestal

A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Habitação (Sehab), encerrou mais uma visita técnica ligada ao estudo preliminar do Programa Casa Verde e Amarela. No Parque Florestal, durante os dias de ação, 78 famílias demonstraram intenção de se cadastrar no novo programa habitacional do Governo Federal, que neste primeiro momento contempla dois eixos de ação: Regularização Fundiária (escritura do imóvel) e Melhorias Habitacionais (reforma do imóvel).

Durante a visita ao bairro, que teve início na terça-feira (15/6) e encerrou nesta segunda-feira (21/6), a equipe da Sehab dialogou com os moradores da referida localidade. De acordo com técnicos da pasta, o trabalho tem sido fundamental para que as pessoas entendam a dinâmica do novo programa. A iniciativa visa ainda explicar como funciona o Casa Verde e Amarela e como ele poderá trazer benefícios para as famílias contempladas, assim como garantir acesso ao financiamento ou até mesmo vender o imóvel.

As pesquisas foram encerradas no Parque Florestal e agora seguem para o bairro Irmã Dulce. O objetivo é popularizar o programa e fazer com que as pessoas tenham interesse em participar, reforçando sobre a importância de ter o título de propriedade do imóvel.

A ação também passará por outros bairros ao longo dos meses. Após conclusão das atividades no Irmã Dulce, a equipe da Sehab seguirá para o Jaraguá. A previsão é que a pesquisa de intenção seja concluída até a metade do mês de julho.

O Programa

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a intenção é iniciar o processo de regularização fundiária de mais de 100 mil imóveis de famílias de baixa renda até o fim de 2021. Não poderão ser incluídas casas localizadas em áreas não passíveis de regularização ou de risco.

O MDR também informa que as casas que receberão as melhorias, serão algumas das unidades regularizadas pelo programa. Cerca de 20 mil imóveis poderão receber algumas obras, como instalação de banheiro, cobertura ou piso e instalações elétricas ou hidráulicas.

Para estarem aptas à etapa de melhorias, as famílias interessadas devem ter renda mensal de até cinco salários mínimos, precisam estar inseridas no CadÚnico do Governo Federal, além de não possuírem outro imóvel e o proprietário ser maior de 18 anos ou emancipado.

Vale ressaltar que o Casa Verde e Amarela é um programa que concede financiamento oferecido pelo Governo Federal e possui taxa única de R$ 50 reais, para a Regularização Fundiária e 1% do valor equivalente do financiamento individual, no que diz respeito a parte de Melhorias Habitacionais, para famílias com renda de até dois salários mínimos.

Foto: Isaac Coelho

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga