» » Preenchimento do requerimento para o Auxílio Cultura acontece de forma tranquila

A sensibilidade da administração municipal em instituir o Auxílio Cultura Todo Dia foi exaltada pelos agentes de cultura de Camaçari que compareceram, nesta quarta-feira (9/6), na Cidade do Saber, para efetivar o preenchimento do requerimento que viabiliza o repasse municipal para os trabalhadores da área da cultura e de eventos, que estão em situação de vulnerabilidade.

Os proponentes têm até dia 11 de junho, sexta-feira, para requerer o benefício, que prevê o pagamento no valor total de R$ 900, a serem pagos em três parcelas fixas, iguais e consecutivas de R$ 300 aos trabalhadores da cultura. O atendimento, que está no segundo dia, ocorre de forma tranquila.
“O sentimento é de vitória”, foi o que declarou Wendel Silva, 35 anos, morador do bairro Dois de Julho, que atua como baixista há mais de 16 anos. “Uma conquista para a classe artística que tá passando por muitas dificuldades e precisando dessa ajuda. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos pelo esforço e empenho dedicados na concretização desse processo”, ressaltou o músico.

De acordo com a cantora Nivea Mafuany, 39 anos, por conta das privações que a classe artística está passando em decorrência da pandemia, a instituição do auxilio é como se fosse uma luz no fim do túnel. “São muitos meses parada e sem nenhuma perspectiva de melhora. Tive que me virar e botar em prática um segundo plano para manter a mim e ao meu filho”, destacou a moradora do bairro Jardim Limoeiro, que atua no ramo há mais de 18 anos.

A organização do processo para adquirir o benefício, que já está na segunda fase, também foi ressaltada pelos profissionais. Por conta dessa etapa ser exclusivamente presencial, eles falaram ainda da questão da manutenção das medidas sanitárias nos locais de atendimento.

De responsabilidade da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), só pode requerer o benefício aquele que possui o selo de validação cultural, gerado no momento do cadastro no Mapa Cultural, que fez parte da primeira etapa, já concluída pela Secretaria da Cultura (Secult).

Com posse do selo de validação cultural, os trabalhadores da cultura devem comparecer a um dos quatro postos de atendimento disponibilizados para apresentação documental. Para preenchimento do requerimento os proponentes precisam apresentar cópias e originais de diversos documentos. São eles: RG, CPF Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), comprovante de residência, Número de Identificação Social (NIS), além de cartão do banco, com número da agência e conta.É necessária ainda a documentação dos dependentes e cônjuge: RG, CPF, CTPS (quando se aplicar) e NIS. No caso de dependente menor de idade, na ausência de RG, poderá ser apresentada a certidão de nascimento.

Além do Núcleo de Orientação Cultural na Cidade do Saber, o processo pode ser feito na Biblioteca Comunitária Ler é Preciso, em Vila de Abrantes; no Centro de Atendimento ao Munícipe (CAM), localizado em um centro comercial, localizado em frente ao Terminal Turístico Nidinho, sala 1, térreo, em Arembepe; e na sede da Secretaria do Turismo (Setur), em Guarajuba. Para realizar o atendimento aos profissionais, em cada posto de atendimento será encontrada uma equipe da Sedes à disposição para sanar possíveis dúvidas. Vale lembrar que, se qualquer beneficiário deixar de atender aos critérios estabelecidos em qualquer etapa, será considerado inapto para o recebimento do Auxílio Cultura Todo Dia.

Foto: Leandro Silva


Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga