» » Prefeito e representantes do MDR tratam demandas do Rio Camaçari

Em continuidade às tratativas para a liberação de novos recursos destinados às obras de Urbanização e Saneamento Integrado da Bacia do Rio Camaçari, o prefeito Elinaldo Araújo participou, nesta sexta-feira (18/6), de uma reunião seguida de visita com o secretário Nacional de Saneamento (SNS) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Pedro Maranhão. O encontro foi dividido em dois momentos, e contou com a participação da secretária da Infraestrutura, Joselene Cardim, juntamente com a equipe técnica da pasta e representantes da Caixa.

Na primeira ocasião, que aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov), os gestores dialogaram sobre os impactos causados pela crise sanitária da Covid-19, acontecimento que também influenciou no desequilíbrio do sistema econômico do país, assim como também no aumento elevado do preço dos materiais de construção civil, a exemplo da estaca prancha, que é considerado um dos principais insumos desta obra. No decorrer da reunião, ainda foi colocada em evidência a importância da aprovação do capital para a obtenção do reequilíbrio financeiro do contrato.

                                      Disposto a ouvir as demandas apresentadas pela gestão municipal, Pedro Maranhão afirmou que a parceria entre as entidades envolvidas será de grande valia para a construção de um acordo que contemple a necessidade dos órgãos envolvidos no programa. “Para nós do ministério, a vinda à cidade é muito importante, porque é uma obra muito significativa para a população que vive nas proximidades do Rio Camaçari. É uma obra de macrodrenagem, que realmente vai ajudar muito aos moradores da região. Estamos aqui todos reunidos para tentar construir uma solução”, pontuou.

Em maio deste ano, o prefeito Elinaldo esteve em Brasília para dar início às primeiras negociações com a finalidade de garantir a aprovação dos recursos. Na manhã de hoje, o gestor aproveitou para destacar a relevância de dar celeridade às intervenções. “Esse projeto é de grande valia para a nossa população, pois vai beneficiar cerca de 200 mil moradores do distrito sede. Nesse momento, gostaria de agradecer a presença do secretário da União, que nos atendeu muito bem em Brasília, e fez questão de fazer essa visita e acompanhar os trechos da obra. Ele me deu a garantia que vai se esforçar para a obra ter segmento”, ressaltou o gestor.

Após as discussões, foi realizada uma visita técnica nos trechos e canais do Rio Camaçari, que percorrem as localidades dos bairros Nova Vitória, Gleba B, Natal, Centro, Jardim Brasília, Dos 46, Camaçari de Dentro, Lama Preta, Phoc II, Recanto das Árvores e Burissatuba. Em campo, o secretário da SNS, junto aos técnicos da Seinfra, puderam observar a dimensão da obra, que possui aproximadamente oito quilômetros de extensão.

De acordo com Joselene Cardim, todos estão compromissados e seguir com os trabalhos. “Estamos empenhados e não mediremos esforços para dar continuidade às obras do programa que compreendem os trechos 3, 4, 5, 8, 9, 10, 11 e 13.3. Queremos mais do que nunca oferecer melhores condições e qualidade de vida à população através da recuperação e revitalização do rio”, comentou.

Uma nova reunião está prevista para acontecer no dia 5 de julho, por videoconferência, entre as equipes técnicas da Seinfra, Caixa e Procuradoria Geral do Município com o objetivo de dar prosseguimento às discussões.

Também participaram da reunião o assessor técnico da Secretaria Nacional de Saneamento, Jamaci Júnior; o procurador Geral do município, Bruno Nova; o secretário da Fazenda, Joaquim Bahia; o subsecretário da Seinfra, Antônio Almeida, e engenheira civil da Seinfra, Ana Paula Boson.

Foto: Tiago Pacheco

 

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga