» » Setre e Sudesb iniciaram, nesta terça, 15, Seminários de Mobilização do Novo Censo Esportivo da Bahia

Teve início, na manhã desta terça-feira (15), o ciclo de Seminários de Mobilização para construção do Novo Censo Esportivo da Bahia. O propósito desta sensibilização inicial é informar os gestores municipais do esporte dos 417 municípios do estado sobre a importância quanto à participação neste levantamento de dados que resultará num diagnóstico sobre a realidade atual do esporte na Bahia.  

A realização do Censo Esportivo baiano acontece por meio de cooperação técnica firmada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e a Universidade Federal do Paraná/Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (Ipie).  

Os seminários virtuais acontecem por meio da plataforma digital Teams, atendendo municípios divididos por Territórios de Identidade. Na agenda desta terça-feira, participaram os gestores dos municípios Metropolitanos de Salvador (no turno da manhã) e os do Baixo Sul (à tarde). A programação com outros cinco Territórios de Identidade - Sudoeste Baiano, Sertão do São Francisco, Piemonte Norte do Itapicuru, Recôncavo, Piemonte da Diamantina. 

Realidade - Na abertura do seminário, o secretário da Setre, Davidson Magalhães, deu as boas-vindas aos participantes e falou da importância da realização do Censo Esportivo na Bahia. “Para que haja uma estruturação assertiva da política pública de esporte na Bahia, as informações obtidas pelo Censo vão nos ajudar a conhecer a realidade, visando atender as diferentes potencialidades de cada município”,  disse Davidson. 

Segundo o diretor geral da Sudesb, Vicente Neto, os seminários de mobilização têm o objetivo de sensibilizar os gestores para que eles entendam a importância dessas informações. “O Censo é um instrumento importante que faz parte do plano de governo estadual. A ideia é mobilizar e acompanhar a aplicação do Censo. Com a ampla consulta, vamos conhecer os aspectos quantitativos e qualitativos do esporte e lazer promovido e desenvolvidos  em cada município”, disse o diretor.  

Os representantes municipais envolvidos irão participar posteriormente da segunda etapa da ação, que é a capacitação feita por equipe técnica do Ipie, também toda realizada por meio virtual.  Essa capacitação, que na Bahia inicia a partir do dia 21 de junho com os sete Territórios de Identidade mobilizados nesta primeira semana, tem por finalidade orientar os gestores a preencher o formulário do Censo. 

Calendário dos sete primeiros Seminários de Mobilização: 

Metropolitano de Salvador (15/06, às 10h) 

Baixo Sul (15/06, às 14h) 

Sudoeste Baiano (16/06, às 10h) 

Sertão do São Francisco (16/06, às 14h) 

Piemonte Norte do Itapicuru (17/06, às 10h )  

Recôncavo (17/06, às 14h) 

Piemonte da Diamantina (18/06, às 9h) 

 Ascom Sudesb

Marcus Carneiro DRT 3614 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga