» » Defesa Civil orienta sobre medidas preventivas em período chuvoso

A Defesa Civil de Camaçari alerta a população para que fique atenta às situações de risco provocadas pelas chuvas. De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a previsão é de chuva intermitente durante os próximos dias da semana, com intensa precipitação sábado (17/7) e domingo (18/7).

O órgão, vinculado à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), recomenda a adoção de comportamentos preventivos a fim de que as pessoas evitem se expor a perigos. Ivanaldo Soares, coordenador da Defesa Civil, orienta que a população ligue para o número 199 em situações de risco iminente para abrir uma ocorrência, e em visita ao local, a equipe definirá a atitude mais adequada a ser tomada, conforme cada situação.

A população pode ajudar adotando uma postura preventiva, caso constate o entupimento de algum bueiro, uma árvore arqueada, rachadura em residências, telhados apresentando risco de desabamento, ou mesmo se for ouvido algum estalo em ambiente residencial. Todas essas situações demandam cuidado por parte do cidadão, de acordo com o especialista.

Ivanaldo esclareceu que em períodos de chuva o cidadão deve observar se há risco de alagamentos, quando no trânsito em vias públicas. Se isso for constatado, o veículo deve ser estacionado e, desse modo, o condutor deve aguardar o volume da água abaixar.

A população pode colaborar, também, procurando descartar lixo doméstico em locais adequados, evitando espaços próximos a bocas de lobo. Além disso, deve-se respeitar os horários de coleta dos resíduos domiciliares, que pela manhã acontece na costa e pela noite na Sede.

Em situações de descarte de maior volume, como no caso de entulhos ou móveis velhos, orienta-se que o morador busque um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) mais próximo, para fazê-lo. Os PEVs estão atualmente localizados nos bairros do Mangueiral, Gleba C, Phoc III, Verdes Horizontes, Nova Vitória, Burissatuba e Dois de Julho. Nunca esse material deve ser depositado em vias públicas, córregos ou rios.

Como comportamento a ser evitado, a Defesa Civil orienta que não se deve estacionar veículos embaixo de árvores de grande porte ou próximo à rede elétrica. Além disso, o cidadão não deve andar em ruas completamente alagadas, visto que em situações como essa não é possível saber se há crateras ou mesmo uma boca de lobo aberta. Tais obstáculos podem provocar acidentes graves, razão pela qual os transeuntes devem esperar baixar o nível da água do lugar.

Manuseio de material metálico também deve ser evitado na ocorrência de chuvas. Nunca o traga em mãos, com costuma ocorrer com o celular. Nessas situações, raios podem ser atraídos e a pessoa ser atingida por uma descarga elétrica, como pode ocorrer também com aquele que costuma se abrigar da chuva sob copa de árvores.

Se cair uma fiação em cima do veículo, não se deve tocar em nada metálico. Quem estiver em seu interior e desejar sair, isso deve ser feito pondo os dois pés ao mesmo tempo no chão, a fim de evitar circulação de energia.

Cuidados básicos como esses ajudam a salvar vidas, garantindo segurança ao cidadão.

Foto: Reprodução
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga