» » Equipe técnica da Seduc recebe minuta do Protocolo Pedagógico

Para tratar sobre a minuta do Protocolo Pedagógico para retorno das aulas presenciais nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, a secretária da Educação, Neurilene Martins, reuniu a equipe técnica da pasta na manhã desta terça-feira (13/7), no auditório da Secretaria de Governo (Segov). Uma cópia do material foi entregue a cada participante e uma atividade foi proposta, que cada pessoa estudasse o material e encaminhasse dúvidas e sugestões.

A gestora da Secretaria da Educação (Seduc), Neurilene Martins, comandou a reunião e falou sobre o momento. “Estamos caminhando para uma oferta de ensino semipresencial, e sabemos que não é algo dado, será instituído por decreto. E nós, vamos precisar reinventar, viver intensamente esse movimento profissional e existencial de luta pela escola pública. Temos enormes desafios para vencer, a diferença é que agora sabemos mais do que antes, sobre tudo”, pontuou. Ela ainda lembrou o reconhecimento da rede municipal por ofertar aulas durante o período de pandemia por Covid-19.

No encontro, ela convidou coordenadores para falar sobre a experiência no período das aulas remotas e da programação para o retorno, momento em que a equipe pôde simular dúvidas dos pais. Um dos chamados a frente foi o coordenador da Alimentação Escolar, Márcio Tavares, que garantiu merenda escolar para os estudantes, com qualidade, e falou sobre os cuidados, “a alimentação não é um vetor de transmissão (da Covid-19), porque os critérios e as regras para alimentação coletiva já são prioridades desde antes da pandemia, higiene, conservação, produção de forma adequada e manipulação de alimentos”.

A minuta do Protocolo Pedagógico para retorno das aulas presenciais nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino diz que cada unidade escolar deverá organizar o seu Plano de Retorno às atividades semipresenciais e presenciais. E que, dentro do planejamento do calendário, a composição da carga horária, até o cumprimento do mínimo obrigatório, deve contemplar atividades presenciais, não presenciais e programação de atividades escolares no turno oposto.
No retorno das atividades presenciais, as unidades de ensino devem destinar períodos do calendário escolar para realizar ações como: acolhimento socioemocional, avaliação diagnóstica e revisão. Contém ainda orientações da rede para pais, alunos e professores, além de conteúdos como de registro no diário de classe, avaliação e estratégias de recuperação, das medidas de biossegurança, do uso de transporte escolar e dos estudantes com deficiência.

Um encontro virtual ocorrerá no turno da tarde para apresentação da minuta aos Comitês de Curadoria de Conteúdo e Atividades do Mais e Melhor Educação: em casa.

Ainda está previsto uma reunião com Comitê Intersetorial para apresentação do conteúdo.

Foto: Jean Victor

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga