» » Seduc acolhe participantes do projeto Narrativas Subterrâneas nesta quarta (30)

A Escola Nossa Senhora Santana, localizada em Cordoaria, no Distrito de Vila de Abrantesacolheu na manhã desta quarta-feira (30/6) um grupo de dez mulheres da região para serem apresentadas ao projeto Narrativas Subterrâneas - saudando as mestras quilombolas.

Financiado pelo edital Rumos, do Itaú Cultural, a iniciativa marcou o início de uma trajetória coletiva que culminará na elaboração de um livro autobiográfico sobre suas histórias de vida, narrativas que também se materializarão por meio de intervenção urbana em registros visuais, 


através da técnica do grafite, além de espetáculo teatral.                        

                                 

João Dão, assessor especial da Secretaria da Educação (Seduc), reafirmou o compromisso da pasta em dar suporte à comunidade para além de atribuições estritamente pedagógicas. “É extremamente satisfatório participar de ações que envolvem a nossa relação com a comunidade, e sabemos que existem demandas sociais que a escola precisa estar pronta para acolher”, declarou.

Visando a formação do grupo envolvido, o projeto realizará oficina de escrita criativa de modo a incentivar a expressão redigida. Com isso, pretende-se que as portadoras da memória do lugar possam descrever suas histórias de modo original.

Serão no total, sete oficinas, que acontecerão de 12 a 18 de julho, sempre às 14h, na própria escola. O lançamento do projeto editorial acontecerá no mês da consciência negra, celebrado em novembro.

O projeto Narrativas Subterrâneas foi idealizado e produzido por Katia Letícia, mestre em Artes Cênicas. A intervenção parte da narrativa para a literatura, e da literatura para a cena. A culminância do projeto em novembro prevê, também, a apresentação de um espetáculo teatral, a fim de dar ainda mais visibilidade às histórias dessas mulheres.

Foto: Arquivo Seduc

Agência de Notícias

Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga