» » Sedur realiza operação nas Dunas em Abrantes

Atenta às denúncias da população, a equipe da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) realizou na última semana, uma operação de ordenamento de uso do solo, situada na Área de Proteção Ambiental (APA) Joanes-Ipitanga.

A Superintendência de Ordenamento e Fiscalização (Suofis) da Sedur recebeu uma denúncia, através da central de atendimento, de que havia uma construção irregular de muro nas proximidades das dunas, na comunidade de Jauá. Em direção ao local, os profissionais se depararam com três caçambas saindo do areal, fazendo extravio da areia. Do total de veículos,  um estava cheio e foi parado para apresentar documentações e autorização para a atividade.

Ao constatar a irregularidade, a fiscalização emitiu um auto de infração pelos danos ambientais e autuou ainda pela falta de licença para exploração de minerais. Quanto à denúncia sobre a construção indevida do muro em área de preservação, foi confirmada e providenciada a devida remoção.

A Sedur ressalta  que iniciativas como estas fazem parte da rotina do órgão e têm o propósito de garantir um futuro sustentável para as novas gerações. A pasta destaca ainda a importância da preservação desse ecossistema, uma vez que tem papel fundamental na natureza, como durante as chuvas, na qual a areia que forma a duna tem o papel de absorver a água, canalizando-a para o lençol freático. Lá é possível captar o líquido para uso, como ocorre nos mananciais hídricos, onde é filtrada.
Nas dunas, além das areias, existe a vegetação de restinga, que é igualmente protegida por lei. A ocupação irregular gera impactos no microclima do lugar, o que reverbera alterando todo um ecossistema.

Foto: Sedur

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga