» » Transporte escolar contará com 100% da frota no volta às aulas

Com 100% da frota em operação, é assim que o transporte escolar vai funcionar em Camaçari com o retorno das aulas semipresenciais da Rede Pública Municipal. Uma série de ações foram pensadas e desenvolvidas pela Prefeitura, através da Secretaria da Educação (Seduc), para que os estudantes que utilizam o serviço façam o trajeto com segurança, seguindo todos os protocolos sanitários.

Atualmente, o município conta com 80 roteiros por dia e turno que atende a cerca de 8.300 estudantes, a maior parte desses veículos ainda contam com monitores para acompanhar o trajeto dos alunos. Apesar da volta não ser simultânea para 100% da rede, que deve iniciar com 30 a 50%, toda a frota da Seduc estará em operação.

A cada ida dos veículos para a garagem, o que ocorre após cada percurso de embarque e desembarque da escola, eles passam por higienização completa. Além disso, contam com dispenser com álcool a 70% e os assentos estão com demarcação intercalada, para orientar os estudantes onde podem sentar para manter o distanciamento social.

Cerca de 200 profissionais trabalham com o serviço, dentre motoristas e monitores que estão instruídos a observar os cuidados e orientar os estudantes quanto ao uso de máscaras, que também serão entregues pela Seduc, e que não mude de local durante o trajeto. Os colaboradores deverão verificar ainda o estado dos alunos, se tiver febril ou apresentando algum sintoma, para sugerir evitar o embarque. Caso apresente na escola, será realizada uma notificação e o transporte será individual, junto à família, para que não haja o contato com outros estudantes.
“A oferta de transporte seguro integra as inúmeras ações coordenadas realizadas pelas coordenadorias da Seduc, do planejamento de retorno às aulas na oferta semipresencial. É preciso garantir esse deslocamento com todas as medidas de distanciamento social e, sobretudo, de acompanhamento, para que o volta às aulas garanta a inclusão de cada criança, independentemente da localidade de sua moradia, com toda a biossegurança”, afirmou a secretária da Educação, Neurilene Martins.

O representante da Coordenação de Transporte, Vagner Fiuza, garantiu ainda que será feito um acompanhamento com toda sensibilidade, para averiguar o andamento, e, caso seja necessário, poderão ser realizados ajustes. “Vamos manter 110% da frota, na verdade, porque já estamos nos preparando para o que ocorrer. Caso seja necessária uma ampliação, será ordenada, de acordo a critérios, vinculados ao processo de matrícula, que é uma maneira da gente manter menos alunos no transporte”.

O público beneficiado são os alunos que residem na zona rural e precisam, dentro de uma localidade do município, estudar o mais próximo possível do seu bairro ou comunidade. Em virtude de Camaçari possuir especificidades, como bairros sem escolas próximas ou muito extensos, provocou algumas alterações e, com isso, acaba fazendo o deslocamento de um aluno de um bairro mais distante para o centro ou de uma extremidade do bairro para outra. O serviço atende ainda estudantes da Rede Estadual.

Protocolo Pedagógico

Um documento com orientações nas diversas áreas de atuação foi desenvolvido com a participação da rede. Para garantir a segurança no transporte escolar os estudantes deverão usar máscara, obrigatoriamente; evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos; utilizar os braços em caso de tosse e espirros para proteger as outras pessoas; evitar, o máximo possível, o contato com as superfícies do veículo; deixar as janelas abertas, quando possível; acomodação intercalada dos assentos; fazer a higienização das mãos ao entrar e sair da escola.

Será ainda alterado o horário de saída para evitar o horário de pico, devidamente acordado com a Coordenação Pedagógica que vai compensar esse tempo no ensino remoto. Por exemplo, a ida para a escola no turno da manhã será retardada e a saída antecipada em torno de 20 a 30 minutos. Segundo a Coordenação de Transporte, o principal benefício de sair do horário de pico é diminuir o tempo de exposição desses alunos nos veículos, diminuindo o tempo de deslocamento e melhorando a eficiência no transporte desses alunos.


Foto: Tiago Pacheco

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga