» » Cajuc Itinerante atende população de Abrantes nesta quarta-feira (18/8)


A comunidade de Vila de Abrantes marcou presença na manhã desta quarta-feira (18/8), segundo dia da ação do Cajuc Itinerante, projeto móvel do Centro de Assistência Jurídica e Cidadania (Cajuc). Hoje foi o último dia de atendimento da demanda espontânea do mês de agosto. No entanto, a equipe do órgão volta ao local em 27 de agosto, para realizar o acolhimento do público agendado nesta quarta, que deve levar os documentos necessários para dar entrada na ação correspondente a cada caso tratado. Em breve, será lançado o calendário de atendimento de setembro.

Com o objetivo de levar todos os serviços jurídicos prestados pelo órgão aos moradores de Camaçari, o projeto vai circular por todos os centros de assistência social do território. “Além do Cras de Vila de Abrantes, vai passar pelo Núcleo em Arembepe, além do Cras do Caminho do Mar (Cetrel), Monte Gordo e Barra do Pojuca”, explicou Mariana Silva, advogada do Cajuc.

A profissional esclareceu que ainda não existe um calendário pré-definido, mas que o propósito da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), pasta a qual o Cajuc está vinculado, é o de atender a população que não possui facilidade para se deslocar da costa para a sede. “O que acontecia era que o atendimento era solicitado, mas no dia correto as pessoas não conseguiam chegar à instituição por questões diversas”, contextualizou.
O Cajuc itinerante encaminha todo tipo de ações cíveis, como divórcio (consensual e litigioso), conversão de separação em divórcio, pensão alimentícia, investigação de paternidade, ações de guarda, de adoção, de interdição (curatela), alvará, inventário consensual, dissolução de união estável (cumulada ou não com o reconhecimento da união, inclusive, post mortem). Encaminham também retificação de Registro de Nascimento e ações contra Embasa e Coelba, em caso de corte do serviço ou cobrança indevida.

Gilvane da Silva, 23 anos, foi nesta manhã ao Cajuc Itinerante para fazer retificação de registro de nascimento. “O Cajuc ajudou bastante, facilitou a vida da gente moradores de Abrantes. Eu vi esse anúncio no status de uma amiga no WhatsApp e nem sabia que precisava agendar, mas, mesmo assim, hoje, eu consegui atendimento”, comemorou.

Antônio Bastos, 69 anos, sente-se satisfeito por poder concluir uma ação que se desdobra por anos, desfrutando de mais conforto. “É uma comodidade muito boa, pois se não fosse isso eu teria que ir para Camaçari ou para um outro centro, porque esse divórcio meu, eu já dei entrada há muitos anos, lá em Alagoinhas, e eu ainda não consegui concluir. Agora quero ver se consigo. E tô aproveitando essa oportunidade para adiantar o lado”, afirmou.

Já Mariluce dos Santos, 54 anos, agradeceu a atenção cuidadosa que vem recebendo. “Eu achei o tratamento aqui ótimo, todo mundo aqui me tratou muito bem. O que está difícil hoje em dia, achar alguém pra olhar para o seu problema e se importar”, pontuou.

O Cajuc atende diariamente através do WhatsApp (71) 3644-5730, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e às sextas-feiras das 8h às 14h. Por meio desse aplicativo o Centro faz a triagem e a orientação do interessado, desde que a necessidade manifestada seja atendida pelos serviços oferecidos pelo órgão.

Foto: Jean Victor

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga