» » Fonte do Buraquinho recebe a primeira fase do Reflora Camaçari

Depois da entrega institucional do novo Parque Cacimbão, em Arembepe, na costa de Camaçari, uma nova fase do  projeto Reflora Camaçari chega à Fonte do Buraquinho, em Vila de Abrantes. Na ocasião, o poder público e a comunidade, se uniram na manhã deste sábado (21/8), para o plantio de 120 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.

A Gestora Andréa Montenegro, responsável pela Secretaria do Desenvolvimento urbano e meio ambiente (Sedur), compareceu no local e pontuou que  esta fase representa o avanço de um trabalho que vêm sendo aplicado  desde o mês de junho. “Estamos em constante foco para a revitalização de áreas ambientais e atentos às ocupações irregulares, por isso a Sedur lidera esse projeto e faz o envolvimento com as demais pastas, fazendo assim uma ação de governo”, explicou.
Já o coordenador João Leal, responsável pelo Reflora Camaçari, além de apresentar para a comunidade como funciona o projeto,  falou que “esse momento é de envolvimento de todas as partes, só existe Reflora graças a isso, esse é o sentido”.

Em 1985, Jucimeire dos Santos, chegou em Vila de Abrantes para residir, e conta que precisava  ir até a Fonte do Buraquinho para a retirada de água potável. “Em uma fonte, a gente consumia a água e nas outras, a gente lavava roupa. A gente carregava essa água também para encher os tonéis em casa. Aqui é algo histórico, eu pedia a Deus para colar gente com olhos para cá”, contou  muito emocionada.

Após o período de plantio, aplicado ao redor da Fonte do Buraquinho, a comunidade foi ouvida, entre elas, Neguinha de Abrantes, como é popularmente conhecida, que manisfestou o seu desejo e respeito pela história do local. “Eu sou feliz por morar nessa cidade, por morar aqui dentro, isso aqui tem que ser realizado. Eu peço vida e saúde para vê esse projeto concretizado. E que traga de volta esse lugar que também é dos indígenas tupinambás", disse.
Também participaram da atividade, os vereadores Gilvan Souza e Fafá de Senhorinho, a assessoria técnica do vereador Dr. Samuka, além de representantes da Coordenadoria  Igualdade de Direitos e Combate à Discriminação, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes).

Foto: Matheus Carvalho
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga