» » Mais de 15 Km de ciclovia e ciclofaixa foram implantados em Camaçari

Andar de bicicleta, sozinho ou entre amigos, pode proporcionar uma série de sensações positivas, como a alegria, elevação da autoestima, além de fomentar hábitos sustentáveis e saudáveis, a exemplo da redução da emissão de gases poluentes no meio ambiente e o estímulo à prática de atividade física. Com essa perspectiva, a Prefeitura de Camaçari investiu nos últimos quatro anos na implantação de ciclovias e ciclofaixas no município, a fim de oportunizar um local adequado e seguro para a circulação dos ciclistas e entusiastas da prática esportiva.

De acordo com os técnicos da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), foram implantados nos últimos quatro anos, mais de 15 quilômetros de sistema cicloviário na cidade, que engloba ciclovias e ciclofaixas, por meio do Programa de Mobilidade Urbana e demais propostas da gestão. Os principais pontos contemplados com as benfeitorias são: as avenidas Industrial Urbana, Oeste, do Contorno, Jorge Amado, Francisco Drumond, Doutor Manoel Mercês (antiga Radial B), 28 de Setembro (antiga Radial A), Deputado Luís Eduardo Magalhães, Rio Bandeira, Machado de Assis, Rio Camaçari e Otávio Mangabeira, e também nas Ruas da Bandeira, Delegado Clayton Leão Chaves (antiga da Rodoviária), da Lama Preta e Climério de Oliveira.
Morador do bairro da Gleba C e ciclista há mais de três anos, Claudemi de Almeida, 37 anos, comentou sobre a relevância das ciclovias e ciclofaixas no município. “Ter esse sistema na nossa cidade é de suma importância, pois precisamos pensar na segurança dos cidadãos em primeiro lugar, e isso torna até mais fácil para que o próprio motorista possa ver o ciclista em circulação”.
Na oportunidade, Almeida ainda compartilhou como se interessou por pedalar. “O que me motivou foram os colegas e amigos. Eu já conhecia uma galera que praticava e achei interessante. Nunca tive a oportunidade de ingressar em um grupo ou de andar de bike com tanta frequência, até que recebi o convite para fazer parte do grupo Pedal Of Freedom”, contou.
O Dia Nacional do Ciclista é comemorado todos os anos no dia 19 de agosto e a data foi escolhida em 2006, em memória ao falecimento do ciclista brasiliense Pedro Davison, que foi uma vítima das imprudências cometidas no trânsito na capital brasileira. A iniciativa de celebrar esse período também tem como proposta fazer com que a sociedade reflita sobre a importância de respeitar as regras de trânsito, ressaltar a relevância da prática esportiva, além de estimular e incentivar a realização deste esporte.

Foto: Dicom/PMC

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga