» » Iniciado planejamento integrado para reabertura das atividades presenciais da Secult

 Ambientado com apresentação de música e recital de poesia, foi dado início nesta terça-feira (24/8) ao planejamento integrado para a reabertura das atividades presenciais da Secretaria da Cultura (Secult). A ação segue até a próxima quinta-feira (26/8), com a participação de educadores, coordenadores e gestores que atuam nos espaços geridos pela pasta, além de professores das secretarias da Educação (Seduc) e do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), envolvidos nas atividades da Cidade do Saber.

A secretária da Cultura, Márcia Tude, apresentou o programa Cultura Todo Dia e os equipamentos culturais da pasta, além de exibir informações referentes aos atendimentos na Cidade do Saber, coletadas pelo núcleo de Observatório de Dados, que será lançado na próxima semana. Para a titular da Secult, o levantamento evidencia a vulnerabilidade do público atendido e o importante papel que a instituição assume. "Pensando nisso, vamos implementar, em parceria com a Sedes [Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania], um núcleo de apoio psicossocial, e, em conjunto com a Sesau [Secretaria da Saúde], um núcleo de atendimento de urgência", contou.


A secretária ainda destacou que, mesmo durante a pandemia, a Cidade do Saber não parou e continua realizando atividades de forma on-line, através de aulas remotas, com a participação de 1.923 alunos. "O nosso desafio agora para o volta às aulas presenciais é construir os critérios de seleção para o acesso, descentralização respeitosa e pactuada, capacitação dos colaboradores com foco na qualidade, e implementação de política de benefícios para atender a quem mais precisa".

O secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Jorge Curvelo, enfatizou que a palavra de ordem é acolhimento. "É o que vamos passar para a população, que mais do que nunca, precisa de afeto e carinho. Precisamos trabalhar unidos com o único propósito de levar qualidade de vida para o povo", pontuou.

                                
Para o subsecretário de Educação, Adalto Santos, este momento de retomada é de felicidade e também preocupação. "Vamos seguir os protocolos para garantir total segurança aos educadores e aos alunos, com acolhimento às pessoas", reforçou.

Durante o evento desta quinta-feira, foi ainda apresentado o organograma da Secretaria da Cultura. Os participantes também foram brindados com a palestra ministrada pelo psicólogo clínico e terapeuta familiar Mário Ferreira, que abordou o tema "A saúde emocional em prol da segurança coletiva", assunto considerado de relevância pelos presentes, tendo em vista o momento de pandemia vivenciado em todo o mundo e os desafios que serão enfrentados com a volta das atividades presenciais.

A professora de dança contemporânea, Cláudia Guedes, destacou que as expectativas para o retorno das aulas são boas. "Muitos alunos estarão abalados por conta da pandemia, e estamos aprendendo a lidar com esta parte psicológica. Precisamos nos alinhar, nos reunir e nos acolher, para assim, poder acolher os alunos", afirmou.

Protocolos
Para a volta segura das atividades presenciais da Cidade do Saber e demais equipamentos da Secult, os educadores e funcionários participaram de capacitação em primeiros socorros e de combate à princípio de incêndio e à incêndio, com a formação da Brigada de Emergência. Os espaços serão readequados e seguirão criteriosamente as determinações da Prefeitura de Camaçari quanto ao cumprimento dos protocolos de segurança.
Público alvo: educadores das secretarias da Cultura e do Esporte, Lazer e Juventude
As aulas presenciais serão retomadas de forma gradativa, a partir do dia 8 de setembro, seguindo um calendário que será posteriormente publicado. Inicialmente, serão atendidos, prioritariamente e de forma escalonada, os alunos que já se encontram matriculados.

Programação

Quarta e quinta-feira (25 e 26/8)

9h às 12h - Orientações político-pedagógicas das atividades (oficinas pedagógicas para adequação dos planos de aula)

Condução:
Devson Marinho Luz - presidente da Comissão de Apoio às Ações Transversais da Secult
Jucilene Santos - presidente da Comissão de Ações Comunitárias e Descentralizadas da Secult
Reinaldo Ramos - gerente de Educação da Cidade do Saber

Foto: Tiago Pacheco

--
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga