» » Seduc visita escolas e realiza entrega do Vale Merenda

 

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio do gabinete da pasta, deu prosseguimento na manhã desta terça-feira (24/8) à 5ª etapa da entrega do Vale Merenda, e acompanhou o processo no Centro Educacional Darcy Ribeiro. Mais de 37 mil alunos, distribuídos entre escolas e creches comunitárias conveniadas situadas na sede e costa, serão beneficiados com o ticket, no valor de R$45. Instituído pelo Programa “Mais e Melhor Educação: em Casa”, a medida visa minimizar possíveis impactos da crise sanitária da Covid-19 junto às famílias, possibilitando nutrição aos estudantes para além do ambiente formal de ensino.

Acompanhando a entrega no Darcy Ribeiro, a secretária da pasta, Neurilene Martins afirmou que o Vale Merenda é medida complementar à alimentação adequada que os estudantes já recebem em cada unidade escolar.  “Os estudantes têm a merenda aqui, com todos os protocolos de segurança, com todas as orientações da coordenadoria”, explicou a gestora ao complementar, “toda essa metodologia, todas essas ações que a gente vê aqui no protocolo do Darcy Ribeiro, seja no protocolo sanitário, ou pedagógico, é para garantir que 100% dos nossos estudantes estejam na escola”, destacou.

Satisfeita com o Vale, Mariana Santos Silva afirmou que o ticket já auxilia seu filho, aluno do 9º ano no Darcy. “Me sinto privilegiada, pois já é uma ajuda”, reconheceu. Já a mãe de outro estudante da mesma série escolar, Gisele Matos, considerando importante o Vale, sobretudo na pandemia, pontuou sobre a organização do ambiente escolar. “Sempre cheguei aqui e nunca teve aglomeração, as cadeiras separadas, e sempre os pais aguardando a sua vez”, reconheceu.

Denúncias de conduta indevida sobre a utilização do Vale Merenda, ou para qualquer esclarecimento sobre o benefício, a Seduc deve ser informada pelo (71) 99951-6021, no aplicativo de mensagem WhatsApp.

Visitas às escolas

O retorno às aulas semipresenciais foi construído com base em protocolos pedagógicos e sanitários, respeitando a maturação da vacina dos professores. Aos poucos, a comunidade escolar camaçariense vai se sentindo pronta para aderir em 100% à oferta das atividades em regime híbrido, junção de aulas remotas e presenciais. Tanto na Escola Municipal Barra do Jacuípe quanto no Centro Educacional Darcy Ribeiro o número de estudantes vem aumentando.

De acordo com Manoel Palma Vidal, diretor do Darcy, “houve um crescente, e isso a partir do momento em que os pais começam a sentir segurança, e a ver a regra que está sendo seguida dentro da escola”, destacou. A previsão nessa unidade de ensino é que, na terceira semana de aula, além da presença de alunos que estavam off-line, que estudantes cujos pais desejem que seu filho retorne ao ambiente escolar também estejam conosco”, complementou o diretor.

A Escola Municipal Barra do Jacuípe esperou um número mínimo de estudantes na primeira semana, situação que se modificou nesta segunda. A diretora da escola, Maria Nascimento, falou, “começamos com um público pequeno e hoje, nesta terça-feira (24/8), estamos com 50% dos nossos alunos seguindo o escalonamento orientado pelo protocolo sanitário. A expectativa é que, na terceira semana, agora no início de setembro, que esse público seja ainda maior”, observou.

Foto: Jean Victor

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga