» » Órgãos municipais visitam revitalização da Fonte do Cacimbão

                                       

Diante do avanço da revitalização da Fonte do Cacimbão, em Arembepe, iniciativa que envolve a comunidade e o poder público municipal, na manhã desta quinta-feira (12/8), gestores das secretarias do desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), da Cultura (Secult), do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), da Prefeitura Avançada da Costa, e da Ouvidoria-Geral, visitaram o local para avaliar o andamento das intervenções.

Para Andréa Montenegro, secretária da Sedur, “o que está acontecendo é o envolvimento de toda uma gestão, para a existência do Parque Cacimbão. Garantimos o futuro quando nos envolvemos juntamente com a comunidade”, ponderou.

                                         
A revitalização do espaço, que integra o Projeto Reflora Camaçari, está em fase final de aplicação. A comunidade vai receber um instrumento ambiental com bancos de madeiras, espaços para interação e desenvolvimento de raciocínio lógico, além de uma minitrilha para experiência com o meio ambiente.

A gestora da pasta da Cultura do município, Márcia Tude, cita que “o sentimento da cultura é de um grande grau de pertencimento. A cultura trabalha com o que é simbólico, e o que é simbólico e é visível, como uma fonte que traz uma história do século XVI, onde os Jesuítas bebiam água. Por isso, a Secult fará um trabalho aqui de tombamento, por indicação também do legislativo, além de implantar um espaço para fomentar poesia e apresentações”.

Para José Cupertino, secretário responsável pela Prefeitura Avançada, pontuou a relevância do projeto para a região costeira da cidade. “A iniciativa é de uma importância fundamental para a Costa de Camaçari, não só pela questão ambiental, mas também por ser um destino turístico”, disse.
O ouvidor municipal, Zé do Pão, não perdeu a oportunidade para fortalecer a relação com a comunidade e na ocasião lembrou os canais de relacionamento que o órgão dispõe para ouvir a população, que servem não só para denúncia, mas para levar sugestões para toda a cidade.

Por fim, a secretária da Sedes, Reni Oliveira, falou sobre o sentimento positivo que as famílias terão ao visitar o Parque do Cacimbão e destacou, “o núcleo do Cras de Arembepe fica localizado ao lado desse lugar encantador, faremos com que os grupos de convivência, vinculados aos Cras da costa e sede, venham desenvolver atividades aqui”.
Além das secretarias citadas, também contribuem com a execução do Reflora Camaçari na Fonte do Cacimbão, as secretarias dos Serviços Públicos (Sesp), da Infraestrutura (Seinfra), da educação (Seduc), além da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), a Defesa Civil, e a empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec).

Foto: Arquivo Sedur

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga