» » Parceria entre Setur e BNB promove workshop visando a retomada do turismo em Camaçari

Visando a retomada do turismo, após o período mais crítico da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria do Turismo (Setur), em parceria com o Banco do Nordeste (BNB) na Bahia, promoveu na tarde desta quarta-feira (11/8), um workshop cujo tema foi “Programas do BNB para o Turismo”. A iniciativa aconteceu como forma de impulsionar e fortalecer toda a cadeia produtiva do turismo do município.

Na ocasião, o BNB apresentou todas as oportunidades e linhas de crédito para a retomada do turismo oferecidas pela instituição financeira e que integram o Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), facilitador com juros baixos e carências grandes.

Para participar do workshop foram convidados os mais diversos empreendedores do segmento do turismo do município, desde a base, os empreendedores informais, até aos formais, como as micro, pequenas e grandes empresas. Após assistirem a uma palestra informativa sobre as linhas de crédito oferecidas pelo banco, proferida pelo superintendente Estadual do BNB, José Gomes da Costa, eles puderam ter um atendimento individualizado, através do Plano de Ação Territorial (PAT), no âmbito do Prodeter, oferecido pelos funcionários da instituição, e já garantir o crédito que mais se adequa a sua necessidade.

O vice-prefeito, José Tude, que na ocasião representou o prefeito Elinaldo Araújo, destacou que a parceria com um órgão de financiamento como o BNB serve para alavancar e trazer novamente a economia de Camaçari para um patamar de crescimento, gerando emprego e renda para a população. “Camaçari é um dos maiores polos de turismo do estado, que possui o maior litoral da região, com a oferta de uma gama de atrações turísticas ao longo desse percurso e que, com incentivos financeiros poderá logo voltar a um patamar de normalidade, recebendo recursos para capital de giro e investimentos, dentre outros, para dotar-se cada vez mais de condições para se manter competitiva”, concluiu.

O superintendente Estadual do BNB, José Gomes da Costa, declarou que a ação visa dar estrutura e suporte à cadeia produtiva do turismo de Camaçari. “O nosso forte é dar crédito e é isso que viemos oferecer aqui. Toda a gama de créditos, para todos os segmentos do turismo, que foi uma das atividades mais afetadas com a pandemia”, ressaltou

A secretária do Turismo, Cristiane Bacelar, falou que mais uma vez Camaçari sai na frente e, para a retomada do turismo, está buscando, em parceria com o BNB, facilitar esse processo para o trade turístico do município. “A ideia é que a cadeia produtiva do turismo consiga se recuperar mais rápido no pós-pandemia. Esse workshop servirá para dar um fôlego a esse segmento que tanto necessita e merece, com a oferta de taxas de juros ainda menores e prazos de carência mais extensos, visando gerar mais oportunidades”.

A empresária Cláudia Giudice, proprietária da Pousada A Capela, localizada em Arembepe, falou que o setor de hotelaria, como todos os outros, foi muito prejudicado com a pandemia. “Desta forma, a retomada é fundamental para a sobrevivência desse segmento, e poder contar com o apoio da prefeitura, por meio da Setur, que firmou essa parceria com o BNB, é tudo que a cadeia produtiva precisa”, destacou.

O evento aconteceu no Bahia Plaza Hotel, localizado na Praia de Busca Vida, em Vila de Abrantes. Ainda participaram os secretários municipais do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Waldy Freitas; dos Serviços Públicos (Sesp), Arlene Rocha; da Prefeitura Avançada da Costa de Camaçari, José Cupertino; e do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), Reni Oliveira; além dos subsecretários da Sedec, Cleber Alves, e do Turismo, Lúcia Bichara.

Marcaram presença ainda, o presidente da Câmara de Vereadores, Junior Borges, o vereador Deni de Isqueiro e o presidente do Conselho Municipal do Turismo, Patrício Oliveira. Representantes do setor turístico da Costa dos Coqueiros das cidades de Dias d’Ávila, Esplanada, Lauro de Freitas, Conde e Entre Rios também estavam no evento.

Foto: Tiago Pacheco

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga