» » Prefeitura entrega Parque Cacimbão revitalizado em Arembepe

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), inaugurou na manhã desta quarta-feira (18/8), o Parque Cacimbão, em Arembepe, na costa do município. A iniciativa faz parte do projeto Reflora Camaçari.

O Reflora Camaçari tem por objetivo desenvolver projetos de revitalização ambiental junto à comunidade, gerando senso de pertencimento e oportunidades de espaços verdes para as novas gerações. Em especial, o Parque do Cacimbão é o primeiro produto a ser entregue, e um incentivador para outras localidades, como Lagoa da Paz, em Barra do Pojuca, e Fonte do Buraquinho, em Abrantes.
                         
Na ocasião, a gestora da Sedur, Andréa Montenegro, comemorou a conclusão da revitalização. “Eu estou muito feliz. Esse é um projeto inédito, que eu idealizei a partir de um movimento, de uma tentativa de invasão. E com isso, a comunidade de Arembepe lutou para garantir este espaço. Nós da Sedur, implantamos o Reflora Camaçari, que é um projeto feito a várias mãos”, destacou.

Morador nativo da comunidade, Rivelino Martins, agradeceu a gestão pelo trabalho e o apoio dado aos Guardiões do Cacimbão, grupo de trabalho criado para proteger a fonte. “Foi um grande ganho para comunidade, nós conseguimos a partir disso aqui, resgatar a nossa identidade. Essa fonte é um marco civilizatório de Arembepe, lá do século XVI. Até meados do século XVIII abasteceu Arembepe. Foi um avanço para Arembepe essa revitalização”, disse.

Já para Rita Corrêa, que veraneia na localidade desde 2007 e há dois anos virou moradora, o sentimento é de gratidão total, principalmente à equipe da Sedur. “Eu sempre veraneei aqui, e agora também sou uma guardiã desse lugar. O meu sentimento hoje é de gratidão. Gosto sempre de dizer que para aderir, não precisa ser nascido na terra, você precisa se identificar. E eu me identifiquei com esse lugar”, disse.

O prefeito, Elinaldo Araújo, participou do evento e celebrou a obra. “Uma obra simbólica, uma obra que a população nos ajudou a construir. Graças a Deus, fizemos aqui a primeira etapa, que é o desenho para o investimento. Vamos buscar agora um projeto maior, melhor, com paisagismo e a iluminação do local”, pontuou.

O projeto é uma iniciativa da Sedur, que conta a participação de outras secretarias municipais, são elas: dos Serviços Públicos (Sesp), da Infraestrutura (Seinfra), do Turismo (Setur), da Cultura (Secult), da Educação (Seduc) e da empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec).

O evento contou ainda com as presenças do vice-prefeito, José Tude, do secretário da Prefeitura Avançada da Costa, José Cupertino, do vereador Deni de Isqueiro e representantes da localidade.

Foto: Tiago Pacheco

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga