» » Sedap troca experiências sobre o SIM com Feira de Santana

Com objetivo de compartilhar experiências acerca do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), a equipe técnica da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap) de Camaçari esteve reunida com técnicos da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural de Feira de Santana. A cidade já possui o sistema implantado e operando há cinco anos.

Na oportunidade, foram discutidas tratativas intersetoriais que norteiam o SIM e visam a implantação e legalização de pequenos empreendimentos agroindustriais, como abatedouros, frigoríficos, cozinhas comunitárias das associações rurais, fábricas de laticínios e de beneficiamento de pescados e agrícolas, entrepostos de pescado, além de unidade de beneficiamento de produtos de abelhas e derivados, granjas e avícolas.

De acordo com a Sedap, em Camaçari, o SIM está em vias de implantar a legislação e o sistema, com isso os produtores terão reconhecidas a qualidade e a segurança dos gêneros alimentícios que produzem. Isso se dará através de selo que certifica a padronização e harmonização de procedimentos de inspeção de itens de origem animal, e também vegetal, caso assim seja definido pela legislação específica, planejada pelo município. Assim, poderão vender para todo o território municipal. Hoje, somente 137 municípios baianos possuem o SIM dentre os 417 que compõem o estado.

Segundo o secretário da Sedap, Antônio Falcão, o SIM vai contribuir para a formalização dos abatedouros e dos comércios e também para escoar a produção agrícola e pecuária do município. “Essa reunião aqui em Feira, vai nos trazer mais conhecimentos para a implantação do sistema em Camaçari”, destacou.

O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (5/8), na sede da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural de Feira de Santana. Na ocasião, o secretário da Sedap, Antônio Falcão, e os técnicos da pasta foram recebidos pela diretora do SIM em Feira de Santana, Mirella Pinheiro. O subsecretário da Sedap, Denilson Queiroz e membros da auditoria da Controladoria Geral de Camaçari também estiveram presentes.

Foto: Arquivo Sedap

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga