» » Sesau inicia projeto piloto de marcação de exames e consultas na Policlínica Regional

A Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari realizou nesta quinta-feira (12/8) a capacitação das equipes de reguladores das Unidades de Saúde da Família (USFs) do Burissatuba, Gravatá, Phoc III e Machadinho, além das Unidade Básicas de Saúde (UBSs) da Gleba B e da Gleba E, para dar início ao projeto piloto de descentralização das marcações de exames e consultas na Policlínica Regional. O planejamento é de que a descentralização ocorra para todas as unidades com reguladores.

Atualmente, para que ocorra as marcações para Policlínica Regional, o cidadão vai ao posto de saúde e entrega todos os documentos ao regulador, que envia ao Distrito Sanitário, onde é feita a marcação. Após o agendamento, a informação é repassada ao regulador da unidade de saúde para que informe ao usuário. Esse processo leve em média 10 dias.

“Com a descentralização para as unidades de saúde, a marcação ocorrerá diretamente na unidade. O cidadão já sairá com sua marcação para Policlínica Regional garantida no mesmo dia. Isso para as especialidades e exames ofertados na policlínica regional”, explica Tatiane Pires, coordenadora do Distrito Sanitário Sede.

A Policlínica Regional fica localizada no município de Simões Filho e é mantida por um consórcio intermunicipal, onde Camaçari investe anualmente pouco mais de R$ 3,1 milhões. No local são ofertadas várias especialidades médicas, como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia. Entre os exames estão, ressonância magnética, tomografia, mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, eletromiografia, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia e colonoscopia.

Todos os pacientes marcados para Policlínica Regional são conduzidos até a mesma em ônibus climatizados que saem da sede e da costa de Camaçari todos os dias pela manhã e pela tarde. “Esse transporte leva e traz todos os pacientes que são marcados para Policlínica. Oferecemos toda a estrutura necessária para o usuário realizar sua consulta ou exame da melhor forma possível na policlínica”, explica Elias Natan, secretário da Saúde.

Foto: Dicom/PMC

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga