» » Tempo deve continuar nublado em Salvador nesta semana

 Massa de ar frio se afastou, mas vai demorar para o sol aparecer.

Foto: Romildo de Jesus

Quem saiu para comprar o presente do Dia dos Pais neste final de semana e voltou para casa correndo a fim de pegar o guarda-chuva, sob o risco de ser surpreendido pela força da água, deve mantê-lo ao seu lado durante os próximos dias. Embora a chuva tenha dado uma trégua neste domingo de comemoração, dando uma chance para pais e filhos se encontrarem em ambientes abertos, o clima para esta semana continuará nublado, com alta umidade e possibilidade de chuvas a qualquer hora do dia; as cenas de ruas alagadas, como foi visto nas principais avenidas de Salvador neste sábado, devem se repetir. De acordo com a Agência Climatempo, a alta nebulosidade encontrada em todo o Nordeste e no extremo norte do Brasil é formada pelos fortes ventos em níveis altos e médios da atmosfera. A chuva ocasional também é esperada para a região do Recôncavo e do Nordeste baiano; as temperaturas mínimas devem se manter na casa dos 20º especialmente durante a noite”

A trégua nas chuvas foi um alívio nas demandas recebidas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal): neste domingo, a autarquia recebeu apenas nove solicitações, sendo três ameaças de desabamento nos distritos de Itapuã, Centro/Brotas e Barra/Pituba. Porém, a Codesal emitiu alerta moderado de deslizamento de terra, e está a postos para qualquer incidente. “Os ventos úmidos vindos do oceano Atlântico, intensificados por um sistema de alta pressão, ocasionam chuvas fracas a moderadas, principalmente no final do dia”, disse o órgão em monitoramento. Além do guarda-chuva, o baiano também deve tirar o moletom do armário, pois há chance de retorno das baixas temperaturas com a expectativa da chegada de mais frentes frias. “Para agosto, prevemos ainda a entrada de três frentes frias. Até o momento, a segunda frente fria, no meio do mês, deve ser bastante intensa. Esse foi um dos invernos mais intensos dos últimos anos”, avaliou Daniela Freitas, meteorologista do Climatempo. 

A ventania vista durante a última semana, com velocidades que chegaram a atingir 60 km/h e que impediram a saída de transportes aquaviários, como as lanchinhas que fazem a travessia Mar Grande-Salvador, deve se acalmar mais: durante os próximos dias, os ventos não devem ultrapassar os 30 km/h, ficando mais fortes durante o período da madrugada, entre 23h e 2h. Em outras regiões da Bahia, como o Oeste e o Vale do São Francisco, embora a nebulosidade permaneça, a chuva não deve aparecer, deixando o tempo firme e com baixa umidade. Já a Chapada Diamantina e o Norte baiano não possuem possibilidade de chuva, com sol entre nuvens durante o dia, por conta da atuação da massa de ar quente e seco.

Tribuna da Bahia

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga