» » Câmara celebra 50 anos da Associação Beneficente São Thomaz de Cantuária

A Câmara de Camaçari celebrou, na manhã desta quarta-feira (1º/09), os 50 anos da Associação Beneficente São Thomaz de Cantuária (ABSTC). A homenagem foi prestada através de Sessão Especial que exaltou todo o trabalho social feito pela entidade para as famílias do município.

O proponente da sessão, vereador Tagner (PT), iniciou seu discurso celebrando o engajamento social da entidade. “Temos muito orgulho de acompanhar de perto toda a contribuição que vem sendo dada pela associação ao nosso município. Temos que reconhecer, homenagear, celebrar e desejar vida longa para essa caminhada tão bonita que é feita pela associação em prol do povo de Camaçari”, celebrou.

 A Associação Beneficente São Thomaz de Cantuária foi fundada em 27 de junho de 1971 com o objetivo de dar assistência aos irmãos carentes, principalmente os idosos e doentes. Passou a coordenar, desenvolver e incentivar as atividades nas áreas de assistência, saúde e promoção humana da Paróquia São Thomaz de Cantuária. Prestou relevantes serviços à comunidade, como distribuição de alimentos, cestas básicas, remédios e oferta de cursos de formação em diversas áreas. Criou a primeira escola noturna para alfabetização de adultos em Camaçari, mantendo por muitos anos a Escola Paroquial Noturna, sendo na década de 70 a única escola pública noturna na sede do município. Atualmente, mantém uma creche e o Projeto Arte de Viver, que é um trabalho voltado para os idosos.

Representando Dom Petrini, bispo da Diocese de Camaçari, o Padre Osmar Júnior falou sobre a gratidão em fazer parte da homenagem. “Dos meus 19 anos atuando como padre, 10 são em Camaçari. Eu tenho muita alegria em celebrar o nosso São Thomaz de Cantuária que tem um legado de fé que invade o cotidiano das pessoas. E a associação é uma forma de trabalho dedicado a essas pessoas de fé que precisam tanto de um trabalho social que é silencioso, mas que tem uma grandeza infinita. Desejamos muitos anos de vida a esse trabalho”, declarou.

Por sua vez, a presidente da Associação, Neriam Carvalho, destacou a importância do voluntariado para a execução do trabalho e a necessidade de políticas públicas efetivas. “Nossos voluntários, que são pessoas que dedicam tempo e coração para realizar as atividades que nós desenvolvemos, são fundamentais. Também precisamos reforçar a importância e a necessidade da atuação do poder público, que é o principal responsável por desenvolver e implementar políticas públicas que fazem uma sociedade se desenvolver e conquistar qualidade de vida. Temos muito trabalho pela frente, mas também muito o que agradecer pela força que nos é dada para cumprir essa missão de manter esse trabalho de pé”, pontuou.

                                  

Um dos voluntários da entidade, Antônio Gomes, também marcou presença na homenagem e destacou o trabalho de assistência aos idosos. “São 50 anos contribuindo de maneira verdadeira para o desenvolvimento da cidade. Sinto-me privilegiado por fazer parte dessa história como voluntário, principalmente pela prioridade que é dada aos idosos, um grupo que sofre tanto com preconceitos e descuidos por parte da sociedade e até da própria família. Esse trabalho me orgulha muito e renova nossa esperança na solidariedade das pessoas”, destacou.

A coordenadora da Creche Deus Menino, localizada na cidade de Madre de Deus, Adenildes Cardoso, falou sobre o trabalho da associação junto às crianças. “São situações que ainda vivemos de ver crianças que praticamente têm as refeições garantidas somente por conta de frequentarem a creche. É doloroso, mas que nos mostra o quanto é importante esse trabalho da associação e o quanto podemos fazer mais pelo nosso próximo”, complementou.

Também fez uso da palavra a integrante do Conselho Fiscal da associação, Professora Graça Guimarães, a subsecretária municipal de Governo, Ilay Ellery, e a superintendente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ivoneide Caetano. Também usaram a tribuna os vereadores Vavau (PSB), Dentinho do Sindicato (PT), Dudu do Povo (CIDADANIA).

Diretoria de Comunicação
Câmara Municipal Camaçari
 www.cmcamacari.ba.gov.br
ascom.cmcamacari@gmail.com
+ 55 71 3621-6150
Acesse nosso Flickr: http://www.flickr.com/photos/ascomcmcamacari/
Nos siga no Twitter: http://twitter.com/ascomcmcamacari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga