» » Elinaldo participa de inauguração do setor de engenharia e arquitetura da UPB

   
A União dos Municípios da Bahia (UPB) reformou e ampliou o setor de Coordenação de Engenharia e Arquitetura. O ato de inauguração aconteceu na tarde desta segunda-feira (13/9), em cerimônia realizada na sede do órgão, em Salvador, e contou com a presença do prefeito Elinaldo Araújo.
 
O setor é responsável por oferecer aos municípios o serviço técnico especializado na elaboração de projetos e emissão de pareceres de engenharia e arquitetura. Em 2020, a atividade desenvolvida pela UPB nesta área gerou aos municípios baianos economia de R$12 milhões. Somente de março a agosto deste ano o setor entregou 620 projetos.
 
Para o presidente da instituição e também prefeito de Jequié, Zé Cocá, com a ampliação, a expectativa é dobrar a capacidade de trabalho do setor, que contribui para a economia das cidades. “Nosso objetivo é deixar a UPB mais técnica e mais ágil para ajudar os municípios”, declarou o gestor ao presidir o ato de inauguração.
Ainda na oportunidade, Zé Cocá explicou que às vezes faltam recursos e mão de obra especializada nas prefeituras, e desse modo, “a UPB consegue, sem custo para os municípios, oferecer projetos com todas as exigências técnicas necessárias para facilitar a aprovação de emendas, convênios e os recursos para a execução das obras”.
 
Elinaldo acompanhou atentamente o ato e destacou o compromisso que a UPB tem com os municípios. “Esta reforma é um grande avanço para a instituição. A ação demonstra o comprometimento com os municípios e com ela, somos nós, prefeitos, que ganhamos. Por isso, parabenizo a iniciativa e que muitos outros grandes projetos sejam desenvolvidos para benefício de todos”, disse o gestor municipal.
 
A requalificação inclui a ampliação da área física com 22 estações de trabalho, novos softwares, maquinário, sala de reuniões e o reforço na equipe técnica de profissionais especializados para o atendimento personalizado aos municípios. Todo o serviço segue critérios e diretrizes dos ministérios, superintendências, órgãos estaduais, Caixa e demais autarquias públicas, aumentando as oportunidades de aprovação e execução dos projetos dos municípios.
O evento ainda contou com representantes da diretoria executiva da entidade; o vice-governador, João Leão; prefeitos e prefeitas; e os deputados federais Cacá Leão e Leur Lomanto Júnior; além de representantes da Caixa; da Agência de Fomento do Estado da Bahia S/A (Desenbahia); do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e da Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (Fecbahia).
 
Ao fim da entrega da Coordenação de Engenharia e Arquitetura, Zé Cocá convocou todos os prefeitos presentes para uma reunião.  Ao todo, mais de 60 prefeitos estiveram reunidos na sala de reunião Jorge Khoury Hedaye, na UPB.
 
Na ocasião, discutiram a necessidade de mobilizar com urgência o Congresso Nacional, para evitar perdas aos municípios com a reforma do Imposto de Renda, aprovar o parcelamento em 240 meses da dívida previdenciária e uma nova alíquota patronal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para as prefeituras. 

Foto: Jean Victor
-
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga