» » Multi-instrumentista baiano lança em TV nacional série de 10 programas sobre a música brasileira

 Em Brasil de Todos os Ritmos Luiz Brasil percorre o País para falar de baião, bossa nova, choro, chula, ciranda, ijexá, maracatu, marcha rancho, samba de coco e samba reggae.

Apresentado e realizado pelo multi-instrumentista, compositor e produtor musical Luiz Brasil, e dirigido por Felipe Sabugosa, o programa Brasil de Todos os Ritmos celebra a diversidade e a riqueza sonora do nosso país em 10 episódios de 26 minutos cada. O primeiro programa Brasil de Todos os Ritmos celebra a diversidade e a riqueza sonora do nosso país em 10 episódios de 26 minutos cada. O primeiro programa vai ao ar nessa sexta-feira (17), às 22h, pelo canal Music Box Brazil, especializado em música brasileira,  e falará sobre o baião.

Gravado em Arcoverde, no Sertão de Moxotó, em Pernambuco, e no Rio de Janeiro, o Brasil de Todos os Ritmos – Baião, mostra Luiz Brasil entrevistando e tocando em Pernambuco com Mestre Luiz Paixão (rabequeiro de Condado), Banda de Pife de São Sebastião, Dão do Pife (diretor da banda mestre e artesão de Pífanos) e Lula Moreira (tocador de caixa e diretor da banda).

Já no Rio de Janeiro Luiz Brasil se encontra com Carlos Malta e a banda Pife Moderno (Carlos Malta, Bernardo Aguiar, Durval da Zabumba) e com o Quarteto de Bessler, de cordas (Bernardo Bessler, Christine Springel, Priscila Ratto e Marcus Ribeiro) que interpreta a  música “No Sertão de Luiz”, de Luiz Brasil,  especialmente composta para o seriado. E fechando o episódio, Luiz Brasil, Carlos Malta e Pife Moderno tocam “Tupyzinho” de Carlos Malta.

 

Mais nove passeios pela música brasileira - A cada edição do programa, que irá ao ar sempre às sextas-feiras, às 22h, pelo canal Music Box Brazil, Luiz Brasil e seus convidados promovem uma swingada viagem pelas claves rítmicas que formam o extraordinário universo musical brasileiro. Depois do baião, virão os episódios sobre bossa nova, choro, chula, ciranda, ijexá, maracatu, marcha rancho, samba de coco e samba reggae.

E para fazer fluir um bom papo sobre esse caleidoscópio rítmico, Luiz Brasil conversa com alguns convidados pra lá de especiais e que dispensam apresentações. Entre elas e eles estão Gilberto Gil, Lazzo Matumbi, Margareth Menezes, Roberto Menescal, Jussara Silveira, Lia de Itamaracá, Jorge Mautner, Gerônimo, Cristóvão Bastos, além do historiador Pedro Paulo Malta.

E tem muito mais! O programa conta ainda com participações luxuosas como as de Mario Pam e Vovô, do Ilê Ayê, do grupo Samba Chula de São Brás, de Santo Amaro e mestre Memeu, todos da Bahia; mestre Cícero Gomes e Cacau Arcoverde, de Pernambuco; Severina Baracho, de Itamaracá, também em Pernambuco, e muitas mestras e mestres da cultura musical popular.

E do começo ao fim, de um toque ao outro, Brasil de Todos os Rimos oferece sempre uma trilha sonora de qualidade para os seus ouvidos. A cada edição, Luiz Brasil compartilha a execução de grandes obras musicais com instrumentistas convidados, a exemplo do Quarteto Bessler, dos percussionistas baianos Gabi Guedes, Josino Eduardo (Dú) e Giba Conceição, das cantoras Lia Sabugosa, Thaís Motta e Área Martins e muito mais gente talentosa desse Brasil cheio de sons.

 

Brasil de Todos os Ritmos é uma produção da Luiz Brasil Produções em parceria com o Fundo Setorial do Audiovisual e a ANCINE – Agência Nacional do Cinema.

 

Assessoria de Imprensa de Luiz Brasil – Doris Pinheiro – 71 98896-5016

 

Onde assistir Brasil de Todos os Rimos:

Claro: 123, Claro HD: 623, OI TV: 145, VIVO HD: 637, SIM TV (TV CIDADE, CABLE BAHIA, MULTICABO): 98, CTBC – IMAGE TELECOM: 302, VCB/VIA CABO/STV: 92,
CABLE BAHIA: 98, LINSAT: 59, TV A CABO SÃO BENTO (SSTV): 50, TV CARATINGA: 154, TV SP2: 70, CABO NATAL: 602, TC VIDADE – IM TV: 98, BOA VISTA CABO: 330, MULTIMÍDIA: 66, VSAT: 86, BRISANET: 132, SUMICITY TV: 118, TCM: 213.

 

BRASIL DE TODOS OS RITMOS

Sinopses dos 10 episódios

 

BAIÃO

O episódio celebra aquele ritmo que vem debaixo do barro do chão: o BAIÃO! Para uma conversa sobre essa cadência quente e envolvente vinda do nordeste brasileiro, Luiz Brasil convida Carlos Malta e Pife Moderno (Carlos Malta, Bernardo Aguiar, Durval da Zabumba). O programa ainda conta com a participação de Mestre Luiz Paixão (rabequeiro de Condado), Banda de Pife de São Sebastião, Dão do Pife (diretor da banda mestre e artesão de Pífanos) e Lula Moreira (tocador de caixa e diretor da banda). O programa tem ainda o Quarteto Bessler (Bernardo Bessler, Christine Springel, Priscila Ratto e Marcus Ribeiro), interpretando a música “No Sertão de Luiz”, especialmente composta para o seriado. E fechando o episódio, Luiz Brasil, Carlos Malta e Pife Moderno dos oferecem “Tupyzinho”de Carlos Malta.

 

BOSSA NOVA

Essa edição traz a “batida diferente” da BOSSA NOVA, referência internacional da música popular brasileira. E para esse um bate-papo chega o músico e compositor Roberto Menescal e a cantora Jussara Silveira.  Tem ainda Luiz Brasil e a cantora Lina Sabugosa interpretando “Madalena”, de Luiz Brasil. O programa finaliza com a execução de “Menino Meu” (Luiz Brasil, Cezar Mendes e Arnaldo Antunes) com a banda de convidados especiais: Cesinha (bateria), João Rafael (baixo acústico e elétrico), Marco Nimrichter Piano Rhodes, Marcelo Martins (Sax Soprano) Sidinho Moreira (percussão), e Luiz Brasil (violão).

 

CHORO

É considerada a primeira música urbana tipicamente brasileira. Sim, falamos do CHORO ou carinhosamente, o Chorinho. E para trazer a sofisticação que esse ritmo possui, o programa convidou Armandinho Macedo, Rogerio Caetano, Clarice Magalhães que tocam “Jazzequefrevo” e “Lembrando Jacob”, ambas de autoria de Luiz Brasil e Armandinho. Essa edição ainda chega junto da Roda de Choro que acontece na praça São Salvador, na cidade do Rio de Janeiro e conversa também com Ana Claudia Caetano (flautista e organizadora do choro da praça São Salvador). O programa finaliza com a execução de “Lembrando Jacob” com os convidados Armandinho, Rogerio e Clarice.

 

CHULA

Muitos dizem que esse ritmo é o samba antes do samba, o comportamento traduzido em canção! E para exaltar a CHULA, essa força musical presente no Recôncavo Baiano, o programa traz o cantor e compositor Gilberto Gil que canta com Luiz Brasil as pérolas: “Expresso 2222”, “O Canto da Ema” e “Ilê Ayê”, além da presença luxuosa do Samba Chula de São Brás, da Bahia (Junior Bahia (atabaque e direção), Raimunda Nonato e Zélia Paiva (vozes e dança), Neiverson Pereira (cavaquinho) e Mestre Mario Santana (atabaque)). Raimunda canta “Janaina”, de sua autoria. Participação de Gabi Guedes, Josino Eduardo (Dú) e Giba Conceição (percussionistas baianos). O episódio traz também uma banda de convidados especiais (Cesinha (bateria), João Rafael (baixo acústico e elétrico), Marco Nimrichter Piano Rhodes, Marcelo Martins, Sidinho Moreira (percussão), e Luiz Brasil (violão).

 

CIRANDA

Abram a roda para o coco de roda, o samba de ciranda! É praieira, é sertaneja, é CIRANDA. O episódio vai até Pernambuco só para entrar no ritmo com Lia de Itamaracá, Boy (percussionista de Lia de Itamaracá) e Severina Baracho (Biú) cantora e dançarina no show da Lia, e filha do maior compositor de Ciranda (Antônio Baracho), que canta as músicas do pai. Tem ainda, Lia Sabugosa interpretando com Luiz Brasil “Itamaracá”, de autoria de Luiz Brasil e Felipe Sabugosa. A ciranda termina com o Quarteto Bessler (Bernardo Bessler, (Christine Springel, Priscila Ratto e Marcus Ribeiro), também interpretando a música “Itamaracá”, especialmente composta para o seriado.

 

IJEXÁ

O toque dos terreiros que chegou ao carnaval. O IJEXÁ é destaque nesse episódio que traz o cantor e compositor Gerônimo para conversar e cantar com Luiz Brasil o hino “É D’Oxum” (Gerônimo & Vevé Calasans), “Toté de Maianga”(Gerônimo & Saul Barbosa) e “Eu sou Negão”, de sua autoria. Temos ainda a presença dos percussionistas baianos Gabi Guedes, Josino Eduardo (Dú) e Giba Conceição, além da cantora Thaís Motta que juntamente com a banda de convidados especiais: Cesinha (bateria), João Rafael (baixo acústico e elétrico), Marco Nimrichter (sanfona), Marcelo Martins (flauta) Sidinho Moreira (percussão), e Luiz Brasil (violão), interpretam a música “Quem Somos Nós” de autoria de Luiz Brasil e Monica Freire.

 

MARACATU

O batuque que faz o chão dançar. A tradição religiosa convertida em Carnaval. Esse é o MARACATU, o ritmo em destaque nessa edição com destaque para o cantor e compositor Jorge Mautner que canta Maracatú Atômico, dele e de Nelson Jacobina, e também “É Frevo Meu Bem”, de Capiba. Quem chega também para falar sobre o ritmo é Chicote, diretor e percussionista da “Rio Maracatú, do Coletivo Rio Maracatú, em um ensaio na Fundição Progresso, além dos percussionistas baianos Gabi Guedes, Josino Eduardo (Dú) e Giba Conceição. O programa ainda recebe Tremião, banda instrumental de Recife, e o  Quarteto Bessler (Bernardo Bessler, (Christine Springel, Priscila Ratto e Marcus Ribeiro) interpretando a música “Picula de Doido”, de autoria de Luiz Brasil, composta exclusivamente para o seriado. Para finalizar, Luiz Brasil sua composição: “Maraca”, ao lado da banda de convidados especiais (Cesinha (bateria), João Rafael (baixo acústico e elétrico), Marco Nimrichter (sanfona), Marcelo Martins (Picolo e flauta) e Sidinho Moreira (percussão).

 

MARCHA RANCHO

O mais lírico dos ritmos carnavalescos. Falamos da ondulosa e nostálgica MARCHA- RANCHO. E para engrossar o bloco o programa recebe o cantor e historiador Pedro Paulo Malta, o pianista e compositor Cristovão Bastos que, junto a Luiz Brasil no Violão, interpretam “Rancho dos Beija-Flores”, de Bastos e Paulo Cesar Pinheiro. O Quarteto Bessler (Bernardo Bessler, (Christine Springel, Priscila Ratto e Marcus Ribeiro) chega para executar “Margarida”, de autoria de Luiz Brasil. Para finalizar com puro ouro, chega a cantora Aérea Martins cantando “Bloco da Solidão”, de Jair Amorim e Geraldo Gouveia, com a banda de convidados especiais: Cesinha (bateria), João Rafael (baixo acústico e elétrico), Marco Nimrichter (sanfona), Sidinho Moreira (percussão), Luiz Brasil (violão) e uma Big Band de sopros com Marcelo Martins (Sax Tenor), Eliezer Rodrigues (Tuba), David Ganc (Sax Alto),Aldivas Ayres (Trombone), José de Arimatéia (Trumpete) Diogo Gomes (Trumpete).

 

SAMBA DE COCO

É no balanço do ganzá e na cadência do pandeiro que o programa chama pra roda o sacolejante SAMBA DE COCO. E para falar sobre suas criativas variações rítmicas temos o Mestre Cícero Gomes e o percussionista Cacau Arcoverde diretamente de Acorverde, em Pernambuco. O episódio finaliza com a banda de convidados: Cesinha (bateria), João Rafael (baixo acústico e elétrico), Marco Nimrichter (sanfona), Marcelo Martins (flauta) Sidinho Moreira (percussão), Luiz Brasil (violão), além da participação especial de Rodrigo (Biscoito), na Rabeca.

 

SAMBA REGGAE

Cria da musicalidade negra, esse ritmo tem raízes plantadas nos blocos afros de Salvador. Para falar e cantar o SAMBA REGGAE essa edição traz o cantor e compositor Lazzo Matumbi, cantando “Lamento” dele e Gileno Felix; e a cantora e compositora Margareth Menezes interpretando “Faraó”, de Luciano Gomes, e “Querera”, dela própria. Quem chega também é Mestre Memeu, diretor de bateria do Olodum; Vovô, diretor geral do Ilê Ayê, além do diretor de bateria do Ilê Ayê, Mario Pam, que canta com Luiz “Mais Belo Dos Belos”. Temos ainda a presença da Família Brasil: Jorge Brasil, Mou Brasil, Marcelo Brasil, Victor Brasil), além dos percussionistas baianos Gabi Guedes, Josino Eduardo (Dú) e Giba Conceição. O episódio finaliza com Luiz Brasil interpretando “Querubim” de sua autoria, com a banda de convidados especiais: Cesinha (bateria), João Rafael (baixo acústico e elétrico), Marco Nimrichter (sanfona),  Sidinho Moreira (percussão),  Luiz Brasil (violão) mais uma Big Band de sopros, Marcelo Martins (Sax Tenor), Eliezer Rodrigues (Tuba), Eduardo Morelenbaum (Clarone), Aldivas Ayres (Trombone), Diogo Gomes (Fluguel horn).

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga