» » Camaçari é homenageada com honraria concedida pelo Tiro de Guerra

Em evento solene realizado na manhã desta quarta-feira (29/9), pelo Tiro de Guerra da 6ª Região Militar (TG) de Camaçari, a prefeitura e demais autoridades municipais e locais foram homenageados com a honraria ”Moeda Challenge Coin”. A distinta condecoração é ofertada como símbolo de respeito e reconhecimento aos agraciados e tem por objetivo materializar o reconhecimento aos relevantes serviços prestados à unidade, bem como a gratidão às autoridades públicas e personalidades, civis e militares, que contribuem para a formação e aperfeiçoamento dos atiradores. A cerimônia ocorreu na sede da instituição, localizada no bairro Alto da Cruz.

A entrega da Moeda Challenge Coin já acontece em outras instituições do Exército Brasileiro, mas em Camaçari foi idealizada e instituída pelo chefe de Instrução do TG 06-026, subtenente Fernando Giolo Martins. Segundo ele, é uma honra conceder essa comenda, sobretudo, aos representantes da administração municipal.

“A honra maior é nossa em poder homenagear os que colaboram com o crescimento e desenvolvimento do TG e com a continuidade das nossas atividades. Desta forma, nada mais justo do que agraciar os que nos apoiam e nos ajudam no dia a dia. A Prefeitura de Camaçari é nossa parceira e tem um papel fundamental dentro do programa de formação e aperfeiçoamento dos atiradores, nos dando todo o suporte e condições necessárias que precisamos para levar nosso trabalho adiante. Somos eternamente gratos por isso”, ressaltou o militar.
Além da entrega da moeda cunhada em bronze envelhecido, durante o evento ocorreu a descrição heráldica (do brasão) que compõe os elementos pelo qual foi desenvolvido o objeto. O evento foi restrito aos agraciados e seguiu todos os protocolos sanitários, no que tange ao uso de máscara, álcool em gel 70% e distanciamento social.
Durante a cerimônia, o secretário de Governo, José Gama Neves, representou o prefeito Elinaldo Araújo. Na oportunidade, ele externou a felicidade em manter a parceria com entidade militar e agradeceu ao subtenente Fernando Giolo pela gestão que tem feito à frente da instituição e que, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, manteve as atividades com ações práticas e coordenadas presentes na sociedade, sem deixar que o trabalho do TG fosse diminuído por conta da crise sanitária. “Receber essa honraria nos reforça cada vez mais a manter a necessidade de nos engajarmos na pauta comunitária, que é a pauta da sociedade. Aproveito para dizer que iremos assegurar as tratativas com vista à ampliação das instalações do TG”, concluiu.

Na ocasião, entre os agraciados ainda estavam o secretário da Administração Helder Almeida, o chefe da Seção do TG da 6ª Região Militar (RM), capitão José Alves Barreto, os comandantes do 12º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel André Luís Cunha Campos, da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), major André Presa, da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Polo Industrial, major José Carlos Travessa, do 10º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Camaçari), major Allan Guanais, e o presidente da Câmara Municipal, Junior Borges, que foi representado pelo chefe de gabinete da presidência da Casa Legislativa, Robson Gomes.

O surgimento da Moeda Challenge Coin - A história mais antiga acerca das "Challenges Coins" remonta ao império romano, época em que o soldado merecedor de louvor era recompensado com uma moeda cunhada especialmente com o símbolo da região ao qual pertencia, que tinha valor monetário, mas com o passar do tempo, os soldados começaram a guardar suas moedas pelo valor intrínseco que elas continham.  A tradição hoje se espalhou por várias unidades especiais militares e policiais do planeta, que tem suas moedas estilizadas como forma de gratidão e reconhecimento aos seus colaboradores civis e militares.

Foto: Tiago Pacheco

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga