» » Campanha de multivacinação segue até o dia 29 de outubro

A Campanha Nacional de Multivacinação segue até o dia 29 de outubro, em todas as salas de vacinação da sede e costa, como na Unidade de Saúde da Família (USF) Novo Horizonte. O objetivo é vacinar pelo menos 95% das 16.576 crianças do município, de 1 a 4 anos de idade, com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), além de atualizar o cartão de vacinação dos menores de 15 anos.

A enfermeira da USF Novo Horizonte, Karoline Dourado, falou sobre a importância da atualização cadastral e dos pais estarem vacinando as crianças contra a pólio, “Apesar de já serem vacinas disponibilizadas diariamente, porque já fazem parte do calendário de multivacinação de rotina, a gente sabe que nem sempre as mães, os pais, acabam trazendo em tempo hábil. Então, a gente abre essa oportunidade, para que esses cartões sejam atualizados, a fim de que a gente aumente a cobertura vacinal dessa faixa etária e erradique as doenças que essas vacinas contemplam”.

Para receber a imunização é preciso levar documento de identificação e, se tiver, o cartão de vacina. Ainda fazem parte da campanha as vacinas contra BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Rotavírus Humano (VRH), Meningocócica C (conjugada), Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

A importância da vacinação foi destacada pela operadora de caixa, Jamara Oliveira, “não só como a questão da saúde pessoal, própria, mas com o próximo. É uma questão de saúde pública, um ato de cuidar do Brasil inteiro. Eu acredito na vacina e por isso estou aqui imunizando meus filhos”. Já a estudante, Júlia Kennedy, ressaltou as necessidades das doenças serem sanadas, “a gente tem histórias de doenças que matavam e com a chegada da vacina foram cessadas. Inclusive a Covid -19, que é um exemplo muito atual, espero que os jovens se façam presentes para se imunizar”.

No último sábado (16/10) aconteceu ainda o DIA D da Campanha. Estiveram abertas, na sede, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Gleba E e as USF’s Gravatá, Nova Aliança, Burissatuba, Ponto Certo, Novo Horizonte e Parafuso. Já na Costa, participaram as UBS’s Vila de Abrantes, Arembepe e Monte Gordo e as USF’s Barra do Jacuípe, Barra do Pojuca e Catu de Abrantes.

Foto: Tiago Pacheco

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga