» » Setur trabalha com foco no fortalecimento do Turismo

Ações para fortalecer o turismo de Camaçari e os agentes da cadeia produtiva foram desenvolvidas pela Secretaria do Turismo (Setur), no período de julho a setembro, deste ano. Quando somadas as executadas no primeiro semestre, demonstram o empenho da gestão municipal para que o segmento seja um dos polos de emprego e renda no município.

O projeto Costa de Camaçari foi apresentado em audiência pública. Ele é sustentado por propostas que vão desde a sinalização turística, passando pela qualificação de agentes da cadeia produtiva (ambulantes, baianas, barraqueiros, dentre outros), instalação de postos de informações turísticas, de banheiros públicos, postos salva-vidas, mirantes, além de promoção de cursos como os de alimentação e idiomas, por exemplo.

                               Com papel de destaque do município de Camaçari foi formalizada a Câmara de Turismo da Costa dos Coqueiros. A iniciativa mostra a unidade do litoral norte da Bahia para o desenvolvimento do segmento de forma integrada entre os oito municípios que compõem o colegiado. Para isso, Camaçari além de sediar o evento, está dando todo suporte técnico e jurídico.

No período, ainda foi retomado o projeto Turismo nas Escolas, cujo objetivo é o de educar as novas gerações acerca da importância e potencialidades da atividade turística para o município, com palestra no Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária.

Junto com a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Setur ofertou 11 cursos de qualificação profissional gratuitos destinados para moradores da costa do município. Foram ofertadas 220 vagas para cursos de construtor de móveis de pallet, produção de salgados e folhados, panificação básica, produção de doces finos, iniciação na fabricação de pizzas, confeccionador de moda praia, dentre outros.
Através do convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foi iniciado o curso Economia da Praia para ambulantes de Jauá, que percorrerá todas as localidades da Costa de Camaçari. Ainda foi iniciada consultoria a 15 meios de hospedagem e 15 alimentos e bebidas sobre gestão financeira, protocolos de segurança, atendimento ao cliente que viabiliza mais o negócio dos empresários, da sede e costa.

Em parceria com as secretarias do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv) e do Governo (Segov), por meio da Coordenação de Eventos, e com a Associação de Surf de Itacimirim (ASITA) foi realizado o Asita Surf Festival. A iniciativa aconteceu em setembro na praia do Surf, em Itacimirim, e foi a 1ª etapa de Circuito Baiano Master, Longboard e Super Ware, todas as categorias valendo pelo ranking baiano.

A pasta ainda participou do evento que marcou o lançamento do plano estratégico “Viva Turismo Bahia”, para a retomada das atividades no setor. Realizou reuniões com grupos esportivos, para viabilizar eventos; com artesãos e agricultores, para ver necessidades e desenvolver projetos; com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), para apresentar projetos como da Aldeia Hippie de Arembepe e discutir o tombamento; e com Secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, para apresentar o planejamento estratégico do município e dialogar com o Estado em relação ao fortalecimento do turismo de Camaçari.

Com a parceria com o Banco do Nordeste (BNB), através do Programa de Desenvolvimento Territorial, deu continuidade a disponibilização de crédito para as associações da costa e sede, visando a geração de emprego e renda para associados. Além da oferta do Workshop com o tema: “Programas do BNB para o Turismo”, com a proposta de discutir o cenário econômico para Camaçari, com destaque para o setor de turismo.
Já com a Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (Abam) foi realizado o curso em formato híbrido “Reprodução de Saberes, Fazeres e Identidade do Oficio das Baianas” que resultou na certificação e contemplou com tabuleiros novos em madeira, trinta e seis baianas de acarajé das localidades de Vila de Abrantes e Arembepe.
Visitas técnicas também aconteceram no período, como o recebimento de quatro grandes operadores receptivos para inspeção, com o objetivo de oferecer Camaçari como roteiro turístico para clientes. De acordo com a Setur, este trabalho já está sendo realizado, assim como as visitas já realizadas aos meios de hospedagem, para saber o que tem, as necessidades e ver o que pode contribuir para melhoria. Essa ação vai ter continuidade nos outros produtos.

A Setur participou ainda de reuniões mensais do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), fazendo encaminhamento dos pedidos como de ordenamento da costa e de ambulantes, de iluminação, limpeza e melhorias, e com secretarias envolvidas para alinhamento de ações ordenamento na Costa, pensando no verão, que acontecem até o final do ano.

No primeiro semestre, diversas ações foram realizadas como as realizações de cursos e programas de capacitação. Além do destaque da Costa de Camaçari, dentre as 13 zonas turísticas que compõem a Bahia, na revista Turismo e Hospitalidade, publicação nacional da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Foto: Arquivo

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga