» » Prefeitura de Camaçari tem compromisso com a sustentabilidade

Ações de sustentabilidade são pautas prioritárias da Prefeitura de Camaçari. Nesse sentido, a gestão municipal promove diversas atividades de incentivo à preservação ambiental, como a obra de requalificação do Horto Florestal; o projeto Reflora Camaçari, que já entregou o Parque do Cacimbão requalificado e se dedica a outros pontos que aliam a riqueza histórica e natural do ambiente; plantio; e a união de esforços para criar o Parque das Dunas de Abrantes e Jauá.

Uma das obras estruturantes foi entregue de presente à população de Camaçari, na véspera do aniversário da cidade, celebrado neste 28 de setembro, o novo Horto Florestal Linaldo da Silva. O local foi completamente reestruturado para o entretenimento das famílias camaçarienses e conta com um espaço amplo, moderno, atrativo, destinado para o convívio social e a preservação do meio ambiente. O equipamento tem aproximadamente 42 mil metros quadrados e possui gazebo, quiosque, pergolado, administração, banheiros públicos, pavilhões ambiental e infantil, viveiro, urbanismo, paisagismo, sala de controle, iluminação pública e teve o caminho de passeios remodelado. O público poderá acessar o espaço pela nova entrada construída na Avenida Camaçari, nas proximidades da Praça Lúcia Eugênia Borges da Silva (Dr.ª Eugênia).

Com o objetivo desenvolver projetos de revitalização ambiental junto à comunidade, gerando senso de pertencimento e oportunidades de espaços verdes para as novas gerações, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) criou o Reflora Camaçari. A iniciativa desenvolve diversas ações para garantir que espaços ambientais com contextos culturais e históricos sejam preservados e levados aos quatros cantos do município. O primeiro produto entregue foi o Parque do Cacimbão, na Costa de Camaçari. Através do projeto ainda foram realizados plantios de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, na Lagoa da Paz, em Cachoeirinha, pertencente à Barra do Pojuca, e na Fonte do Buraquinho, em Vila de Abrantes, ambos também na orla.

A Prefeitura ainda está no processo de implantação do Parque das Dunas de Abrantes e Jauá. Criado por meio do Decreto Municipal n.º 116/77, o local é constituído por ecossistemas de grande relevância ecológica, ambiental e paisagística para Camaçari. Lá, será um futuro ponto turístico do município e é considerado de grande importância para os nativos locais, no qual buscam preservar a natureza, garantindo que não haja ocupação desordenada no seu entorno.  

Para ampliar o debate com as entidades relacionadas à construção do Parque das Dunas, foi realizada uma visita ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com a Coordenadoria de Unidade de Conservação. Está em fase final ainda, a construção da nova o poligonal do local, inclusive, abrangendo novas áreas ambientais no município, com capacidade de estabelecer uma política ambiental de garantia.

Com o objetivo de gerar um protocolo de referência para a costa do município, que visa tratar entre tantos assuntos, das mudanças climáticas e os seus desafios na zona costeira de Camaçari, foi formado um grupo técnico e científico com diversas instituições.

Já nos primeiros encontros do grupo, a reunião contou com representantes da unidade de conservação das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Lagoas de Guarajuba e do Rio Capivara; da Fundação Projeto Tamar; do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema); do Núcleo de Estudos em Hidrologia e Meio Ambiente (Nehma) do Instituto de Geociências (Igeo) da Universidade Federal da Bahia (UFBA); da Universidade Católica de Salvador (Ucsal); Ministério Público Estadual (MPE); e Procuradoria-Geral do Município (PGM).  Dentre os temas trabalhados estão o ordenamento e fiscalização das dunas de Vila de Abrantes e Jauá e a implementação dos dissipadores de energia em PVC na Praia de Busca Vida.

A Prefeitura tem se dedicado ainda a criar e qualificar novos ambientes de lazer como as praças, que contam com trabalhos paisagísticos, pista de cooper e são dotadas de equipamentos que propiciam atividades para todas as idades. Além disso, a administração municipal se preocupou em implantar um sistema de iluminação com lâmpadas de LED nesses ambientes, o que possibilita uma eficiência energética, economia de custos, segurança, tempo de vida útil e cuidado com o meio ambiente.

Ao todo, 60 praças foram requalificadas, entre concluídas e em execução, como a Santa Luzia e da Rua Abaré, na Gleba C, e do Campo do Alto da Bela Vista, em Jauá. Somente no primeiro semestre deste ano, os munícipes receberam quatro equipamentos repaginados, como as Praças das Ruas Piatã e Jacobina, na comunidade do Phoc II; Cruz das Almas, no Phoc I e também a Praça do Campo do Morrinho, em Barra do Pojuca. A expectativa é que até o final do ano, outros espaços sejam entregues à sociedade, para que os cidadãos possam desfrutar de ambientes modernos e aconchegantes.

Sendo assim, os trabalhos continuam a todo vapor na cidade, com obras de requalificação em execução em mais de 10 equipamentos públicos entre sede e costa do município. Desta forma, podemos destacar as benfeitorias realizadas nas praças do Campo do Parque Satélite, com mais de 80% dos serviços concluídos; da Rua do Recanto, no Phoc I e do Parque das Mangabas, com mais de 70%. E ainda ressaltar as ações efetuadas na Praça Santa Luzia, no bairro da Gleba C que possui três espaços distintos e uma área ampla de intervenções com cerca de 5 mil metros quadrados de área urbanizada com diferentes ambientes, elementos e cores.

Já para promover a prática esportiva e políticas públicas voltadas para o segmento, mais de 40 campos  e quadras foram requalificadas no município, como os campos de Parafuso; da Avenida Industrial Urbana, no Ponto Certo; da Linha do Trem, na Piaçaveira; e da Praça Lúcia Eugênia, na Gleba B. Além da revitalização dessas estruturas, alguns equipamentos ainda foram contemplados com a repaginação do campo de futebol e implantação da quadra de futevôlei, a exemplo do serviços realizados na Rua A, do Residencial Parque São Vicente, no bairro do Santo Antônio.

Foto: Tiago Pacheco/ Josué Silva
-
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga