» » Sedap apresenta o projeto Rural à Mesa a 30 agricultores camaçarienses nesta sexta-feira (22)

                                 

A Secretaria da Agricultura e Pesca (Sedap), em articulação com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), apresentam, nessa sexta-feira (22/10), o projeto Rural à Mesa. A reunião acontece às 9h, no auditório da Casa do Trabalho.

O objetivo é fomentar o escoamento produtivo de olerícolas (hortaliças, raízes, tubérculos e afins) de produtores rurais camaçarienses para organizações com elevado volume de compra. Nessa fase piloto, foram convidados 30 agricultores que atenderam aos critérios estabelecidos pelas empresas do Sistema S: ter capacidade e frequência produtivas, além de comprovada posse legal da unidade de produção.

Diego Neves, assessor especial da pasta, explicou que começarão com essa quantidade de produtores para testar o projeto, fornecendo inicialmente produtos para os restaurantes do Senac em Salvador, situados no Pelourinho e no Caminho das Árvores (Casa do Comércio). “Inicialmente é para atender um volume pequeno, mas com perspectiva de progressão desse fornecimento”, sinalizou.

Ao Sebrae caberá a mobilização e capacitação técnica do agricultor enquanto gestor de sua unidade produtiva. A assistência técnica rural fica a cargo do Senar, de modo a garantir a produção.

Segundo Daniel Santana, gestor da agência Sebrae de Camaçari, as organizações envolvidas já vinham conversando desde o início do ano, o que possibilitou a implementação do projeto na atualidade. “Decidimos trazer Camaçari para esse piloto. A Sedap selecionou os agricultores dentro do perfil necessário, e o encontro de amanhã é para apresentar a esses produtores o projeto para que possamos conhecer o interesse deles em aderir à iniciativa”, esclareceu.

O projeto Rural à Mesa dialoga com princípios e propósitos pautados no programa Retoma Camaçari, mas segundo o Sebrae é uma ação externa ao referido programa. Ambas as iniciativas são orientadas pelo fomento do empreendedorismo e do acesso ao mercado, a fim de promover a expansão empresarial local. Nesse sentido, a iniciativa se orienta por estimular e desenvolver a porção empresarial do pequeno produtor rural camaçariense.

Foto: Tiago Pacheco
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga