» » Sedes promove capacitação para visitadores do Programa Primeira Infância no Suas/Criança Feliz

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), através da Coordenadoria de Proteção Social Básica (CPSB), encerrou nesta sexta-feira (15/10) a capacitação dos visitadores do Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Suas)/Criança Feliz. A iniciativa, que teve duração de nove dias, foi realizada na Casa do Trabalho.

A capacitação foi direcionada para os estagiários de diversas áreas que estão inseridas no programa. No total, 52 pessoas foram capacitadas. Os formadores, que são multiplicadores do município, foram habilitados pelo Ministério da Cidadania (MC) e pela Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.

A coordenadora da Proteção Social Básica, Jéssica Ribeiro, destacou a importância da informação e do aprendizado como fator essencial para que os visitadores desempenhem um trabalho de excelência com as famílias. “Esse é um momento de aprender, desenvolver, trocar experiências e vamos formar visitadores que irão trabalhar no programa ou em qualquer lugar de uma maneira efetiva”, falou.
Conforme a coordenadora do Primeira Infância no Suas, Francineide Santos, a capacitação teve como principal objetivo, preparar os visitadores no que diz respeito ao desenvolvimento das atividades e ao território de atuação. “O visitador faz a orientação das famílias para que elas elaborem as atividades e também acompanham a execução entre os cuidadores com as crianças”, explicou.
A estagiária de Pedagogia, Fabrícia Silva, pontuou a relevância de participar da formação. “Essa capacitação primeiramente proporcionou crescimento pessoal, porque nós aprendemos muita coisa, a observar, a conhecer o outro, além de saber como lidar com os cuidadores e fazer o fortalecimento do vínculo das crianças com esses profissionais, que é o objetivo”, disse.
O programa - Primeira Infância no Suas/Criança Feliz é responsável pela promoção do desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando a vida e a condição familiar. Ele investe em ações para o desenvolvimento das crianças durante os primeiros anos de vida. A iniciativa tem como público-alvo gestantes; crianças de até três anos e as respectivas famílias inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a famílias; crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no art. 101 da Lei nº 8.609, de 13 de julho de 1990; e crianças que perderam familiares durante a pandemia, conforme a portaria MC, nº 664 , de 2 de setembro de 2021.

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga