» » Seduc realiza encontro com gestores para mobilizar para a prova Saeb

                                                      

O Encontro com a Dupla Gestora é realizado nesta sexta-feira (26/10), na sede da Diretoria Pedagógica (Dipe) da Secretaria de Educação (Seduc). Voltado para gestores e coordenadores pedagógicos de 71 unidades, a iniciativa tem como principal objetivo mobilizar para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que acontece no mês de novembro.

“Nesse momento, nós temos uma tarefa muito específica para garantir que todos os nossos estudantes do 5º ano e do 9º façam a prova Saeb, porque isto é um movimento de tirar um retrato dos efeitos dessa pandemia, para que isso gere políticas públicas do próprio MEC (Ministério da Educação), estaduais e municipais também. Só que agora eu tenho diferentes realidades, o que vai ser importante nesse momento é a presença, que vai pontuar para a gente, que vai dizer ‘olha só qual é a situação que a pandemia deixou’, quais são as políticas de investimento financeiro, e metodológico que precisa ser feito”, destacou a secretária da Educação, Neurilene Martins.

Na oportunidade, também foram tratadas questões sobre o plano de retorno semipresencial às aulas, que está na fase dois, para fazer alguns alinhamentos no sentido de incentivar e mobilizar as escolas para ampliar a busca ativa dos estudantes que ainda não estão na escola presencialmente. A orientação é de que todas as unidades de ensino tenham a oferta de todas as suas turmas, entretanto, com a ida dos estudantes de forma escalonada, por conta do protocolo sanitário da rede.
A Coordenadora de Currículos e Inovação Tecnológica, Hosana Gonçalves, destacou o objetivo principal do encontro, “a avaliação Saeb é nacional e muito importante para a elaboração de políticas públicas educacionais, então nós precisamos ter uma frequência que corresponda a pelo menos 80% e sabemos que em tempos de pandemia esse é um grande desafio, mas nós estamos muito confiantes que Camaçari vai conseguir alcançar essa meta. Aproveitamos para chamar as família, convidar os pais dos estudantes de 9º e 5º ano que possam garantir a participação do seu filho, vamos fazer a campanha #CamaçariPresentenoSaeb para ter uma presença ampla”.
O número de escolas que participaram do encontro corresponde às que atendem aos critérios para realizar a prova, que é a avaliação para as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e foram divididas em quatro grupos. No momento, ainda foram apresentadas as avaliações diagnósticas, de entrada e de percurso feitas recentemente.

Uma avaliação positiva foi feita pelo gestor da Escola Municipal São Salvador, Osvaldo Moreira, “foi uma reunião proveitosa porque nós viemos coletar dados e o que nos foi passado serve para o cotidiano escolar, então a gente volta para as escolas para alinhar nosso trabalho junto a nossa equipe, as questões do Ideb, Saeb e o fechamento do ano letivo que está bem próximo”.
A mesma opinião foi compartilhada pela gestora do Centro Educacional Senhor dos Passos, Alga Borges, “foi bastante proveitoso porque a gente pode entender melhor a questão da avaliação do Saeb e conseguiu tirar as dúvidas que estávamos tendo”. Ela ainda destacou que na escola que ela trabalha quase 100% dos alunos estão de volta.

A avaliação Saeb é realizada a cada dois anos, a última foi em 2019, as avaliações serão realizadas a partir do dia 8 de novembro e segue até o dia 19 de novembro. Em 2019 a meta do Ideb de Camaçari foi de 4.8, mas o município alcançou a nota 5.1, número que é a meta nacional para 2021, ou seja, foi conquistada antecipadamente, o objetivo da Seduc é superar.

Foto: Jean Victor

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga