» »Unlabelled » Sesau lança o projeto Conviver com Sorriso

                             

A Secretaria da Saúde (Sesau) lançou na manhã desta segunda-feira (25/10) em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), o projeto Conviver com Sorriso. A iniciativa aconteceu na sede do Centro de Convivência da Pessoa Idosa – Espaço Conviver.

Na ocasião, os idosos assistiram uma palestra sobre saúde e a importância da higiene bucal. A gestora da Sedes, Reni Oliveira, destacou que a finalidade do projeto é promover não apenas saúde, como também elevar a autoestima do idosos. “Essa ação sem sombra dúvidas vai trazer bem-estar e mais qualidade de vida para os nossos idosos”, falou.

A coordenadora do Conviver, Luci Sena, explicou que a ideia da ação, surgiu após alguns idosos se queixarem de problemas odontológicos e a equipe observar durante as atividades que alguns deles, deixavam de comer determinados alimentos, por terem dificuldades para mastigar. “Esse projeto visa trazer essas informações sobre higiene bucal, facilitar o atendimento desses idosos para os serviços odontológicos. Porque isso vai melhorar a alimentação, a saúde, até a fala deles, que muitas vezes é afetada por conta da falta de alguns dentes”, disse.

O coordenador de Saúde Bucal da Sesau, Tiago Novais, ressaltou que além da promoção de saúde por meio das palestras, o projeto vai encaminhar os idosos tanto para a rede de atenção básica, como para a rede especializada que é o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). “A importância disso é a gente garantir a manutenção e devolução das funções da boca, sejam elas, a fala, a mastigação ou a parte estética. É resgatar a autoestima e a dignidade dessas pessoas”, falou.

Com 68 anos, Terezinha Guerra afirmou que gostou muito da palestra e revelou que seguirá as dicas ensinadas pelo dentista. “Tudo para saúde é bom. Algumas coisas que ele disse aqui eu fazia errado, agora não vou mais fazer”, contou.

Para evitar aglomeração, por conta da pandemia, o projeto Conviver com Sorriso foi divido em quatro edições. As próximas etapas acontecerão nos dias 26/10, e 4 e 5/11. Serão oito turmas, divididas nos horários das 8h às 12h e das 13h às 16h. Após as palestras, os idosos passam por avaliação das condições bucais e são encaminhados para a unidade de saúde do bairro em que mora, ou para o CEO, conforme o diagnóstico realizado pela equipe especializada.

Foto: Tiago Pacheco

--
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga